sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Mais conquistas dos nossos anjinhos azuis.


10º Prêmio Orgulho Autista 2014/2015 revela vencedoresPDFImprimirE-mail
Artigos e Notícias Notícias
Escrito por Paiva Junior   
Sex, 19 de Junho de 2015 15:46
Share
MovimentoOrgulhoAutista"Da forma como está, não há do que se orgulhar, mas todo pai e mãe tem orgulho sim dos seus filhos autistas", com esta frase impactante, o presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) revelou os vencedores da décima edição do Prêmio Orgulho Autista nesta quinta, 18 de junho de 2015. O prêmio será entregue no dia 3 de dezembro de 2015, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Brasília (DF).
Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, o presidente Nacional do MOAB, Fernando Cotta, conta que o movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2004, e tornou-se um movimento mundial no ano seguinte. O MOAB, que está completando dez anos, está participando de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir as políticas públicas para atender pessoas autistas, informar sobre a existência de leis federais e distritais, além da importância do diagnóstico precoce.

Vencedores

Veja quem foram os vencedores em cada uma das 15 categorias.
leia mais...
 
Casos de autismo sobem para 1 a cada 68 criançasPDFImprimirE-mail
Artigos e Notícias Notícias
Escrito por Paiva Junior   
Sex, 28 de Março de 2014 17:43
Share
Gráfico do CDC sobre prevalência de autismo - 2014 

Paiva Junior,
editor-chefe da Revista Autismo


Conforme pesquisa do governo dos Estados Unidos, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade — o equivalente a 1,47%. O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), do governo estadunidense — órgão próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2010 e foram divulgados nesta quinta-feira, 27 de março de 2014.

Houve aumento de quase 30% em relação aos dados anteriores, de 2008, em que apontava para 1 caso a cada 88 crianças. Quase 60% para 2006, que era de 1 para 110. Mesmo o autismo podendo ser detectado a partir dos 2 anos de idade, a maioria das crianças foi diagnosticada após os 4 anos.
leia mais...
 
Universidade Federal e Revista Autismo fazem bate-papo ao vivo com professores de pós-graduaçãoPDFImprimirE-mail
Artigos e Notícias Notícias
Escrito por Paiva Junior, editor-chefe da Revista Autismo   
Sáb, 18 de Janeiro de 2014 14:16
Share
Convite-Chat
A UFSCar em parceria com a Revista Autismo realizou dia 21 de janeiro de 2014 um bate-papo ao vivo através do perfil da revista no Facebook. A proposta partiu do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei) da universidade federal, que convidou três professores donovo curso de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, que se inicia neste ano (2014) — Celso Goyos, Valéria Mendes e Ana Arantes.


Novo curso

Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para este novo curso de pós-graduação lato sensu, que tem como objetivo capacitar profissionais para atuar de acordo com os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA, da sigla em inglês para Applied Behavior Analysis) — o objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à pessoa com autismo.
Voltado a profissionais das áreas da saúde e educação e a envolvidos direta ou indiretamente com pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), o curso exige somente que os candidatos interessados possuam diploma de nível superior em qualquer área.

leia mais...
 
Vencedores do 8º Prêmio Orgulho AutistaPDFImprimirE-mail
Artigos e Notícias Notícias
Escrito por Fernando Cotta   
Sex, 14 de Junho de 2013 21:35
Share
Movimento Orgulho Autista

Por Fernando Cotta


Saíram os vencedores do Prêmio Orgulho Autista 2012/2013, sua oitava edição. Saiba quem ganhou em cada uma das 15 categorias da premiação, que é anual.

Histórico

Desde 2005 o Conselho Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista, formado por pessoas ligadas ao tema de todo o Brasil, busca evidenciar personalidades e instituições que se destacaram de forma significativa na vida de autistas, agraciando-os em diversas categorias, conforme suas realizações.

No primeiro momento, os membros do Conselho indicam os concorrentes e apresentam as defesas com o motivo pelo qual essas pessoas/instituições foram incluídas como candidatas. Na segunda fase, os integrantes do grupo votam naqueles que acreditam merecer a homenagem. Naturalmente, os mais votados são os vencedores.
leia mais...
 
Governo lança cartilha para diagnóstico de autismo em crianças de até 3 anosPDFImprimirE-mail
Artigos e Notícias Notícias
Escrito por Paiva Junior   
Sáb, 06 de Abril de 2013 13:07
Share
Capa da Cartilha do Ministério da Saude com Diretrizes para diagnóstico de AUTISMOO Ministério da Saúde lançou neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a cartilha "Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)". A publicação trará, pela primeira vez no Brasil, uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do SUS (Sistema Único de Saúde) possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos.

Além da tabela, o Ministério irá disponibilizar para os profissionais de saúde instrumentos de uso livre para o rastreamento e triagem de indicadores de desenvolvimento que possam diagnosticar o TEA — sem obrigatoriedade do pagamento de direitos autorais.

Segundo o governo, a diretriz "é resultado do esforço conjunto da sociedade civil e do governo brasileiro. Coordenado pelo Ministério da Saúde, um grupo de pesquisadores e especialistas e várias entidades, elaborou o material, oferecendo orientações relativas ao cuidado à saúde das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, no campo da habilitação/reabilitação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência". A cartilha será distribuída em todo Sistema Único de Saúde.

A cartilha completa (para baixar gratuitamente em arquivo PDF) e mais informações estão no site do Ministério da Saúde, conforme links abaixo:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário