Tangram Quebra-cabeça
chinês
O Tangram é um quebra-cabeça chinês extremamente eficiente para o
desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se
refere às relações espaciais.
Vamos aprender a fazer um Tangram.
Sigam os passos abaixo:
Agora corte para separar as partes
Agora vamos nomear e pintar cada figuras geométricas do Tangram.
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio. As sete peças formam um quadrado.
Com as peças do Tangram pode-se, dentre outras possibilidades, explorar:
- a identificação, comparação, descrição, classificação e representação
de figuras geométricas planas;
- as transformações geométricas, através de composição e decomposição de
figuras planas;
- a equivalência de áreas;
- a aplicação do Teorema de Pitágoras.
Além disso, com as sete
peças desse quebra-cabeça é possível montar cerca de 1700 figuras dentre
animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e outros, tornando-o um
material pedagógico bastante atraente.
Agora
vamos aprender a fazer essas figuras
CAMPEONATO DE TANGRAM
Facilita: Raciocínio e visão
espacial.
Indicação: 1º ao 5º ano.
MATERIAL:
1 Tangram completo (segue modelo e
construção em anexo), papel e lápis.
COMO JOGAR:
Qualquer número de jogadores participando individualmente
Neste jogo, você vai usar as 7 peças do TANGRAM que, dispostas de uma certa forma, representam um quadrado.
Cada participante entra no jogo usando as suas próprias peças, ou seja, as 7 peças de seu encarte.
Combina-se um determinado tempo definido pelos jogadores (5 ou 10 minutos) e, ao sinal de início da partida, cada jogador começa a trabalhar individualmente.
O jogo consiste, em formar o máximo de figuras que representem as seguintes formas geométricas, usando apenas 2 ou 3 peças do tangran para formar cada figura:
• quadrado
• retângulo
• triângulo
Ao formar uma figura, cada jogador deve desenhar o seu contorno numa folha de papel e nomeá-las. Cada peça pode ser usada novamente, quantas vezes o jogador quiser, para formar outras figuras.
Ao final do tempo estipulado, o jogador que tiver formado o maior número de figuras diferentes será o VENCEDOR.
COMO JOGAR:
Qualquer número de jogadores participando individualmente
Neste jogo, você vai usar as 7 peças do TANGRAM que, dispostas de uma certa forma, representam um quadrado.
Cada participante entra no jogo usando as suas próprias peças, ou seja, as 7 peças de seu encarte.
Combina-se um determinado tempo definido pelos jogadores (5 ou 10 minutos) e, ao sinal de início da partida, cada jogador começa a trabalhar individualmente.
O jogo consiste, em formar o máximo de figuras que representem as seguintes formas geométricas, usando apenas 2 ou 3 peças do tangran para formar cada figura:
• quadrado
• retângulo
• triângulo
Ao formar uma figura, cada jogador deve desenhar o seu contorno numa folha de papel e nomeá-las. Cada peça pode ser usada novamente, quantas vezes o jogador quiser, para formar outras figuras.
Ao final do tempo estipulado, o jogador que tiver formado o maior número de figuras diferentes será o VENCEDOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário