OFICINA LINHAS ASSANHADAS
ESCOLA ESTADUAL “ENGENHEIRO AMARO
FERREIRA”
Tema: linhas
assanhadas e seus desafios.
Publico alvo: Alunos do
3º, 4º e 5º anos
Área de conhecimento: Matemática
e Geometria
Duração: 3 semanas
Responsáveis: Conceição,
Daniel Pablo e Tatiane
JUSTIFICATIVA:
A geometria é um estudo matemática no qual
linhas, formas e construções são completadas. Construções são os métodos
através dos quais as linhas e formas são formadas em estudos geométricos.
Dentre os tipos de construções em geometria, há também as linhas assanhadas.
Essas são as linhas que possuem a mesma direção e que nunca se cruzam.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar
com a linha assanhada diversas figuras demonstrando sua criatividade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Compreender que alinha é um elemento
fundamental na construção de vários desenhos e figuras geométricas;
·
Trabalhar com a linguagem artística que pode
utilizar além da linha, o plano, a luz, a sombra e a sua composição;
·
Reconhecer quais são as características que
os alunos percebem nas linhas;
·
Identificar como as linhas parecem dispostas
onde conseguimos percebê-las;
RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS:
·
Papel sulfite, giz de cera, linhas varias
cores, cola, lápis, canetinha, cartolina.
AREAS
DE CONHECIMENTO:
·
Matemática, Português e Linguagem Visual.
METODOLOGIA:
Atividade
pratica; Você já pensou o que é uma linha no desenho? Já se detiveram em olhar
um novelo de lã, os fios de luz nos postes nas cidades, os fios de seu cabelo?
Você percebeu que estas formas podem ser representadas através de linhas
compostas de diferentes maneiras?
Escolha
um objeto em que se evidencia a linha, cordão, grade, fio elétrico, macarrão
etc. Após a escolha do objeto, faça a primeira tarefa. Desenho cego. Você vai
desenhar a linha escolhida sobre a folha, olhando exclusivamente para o objeto,
sem olhar para a folha enquanto desenha. O desenho será feito com apenas uma
linha, ou seja, você vai iniciar o desenho com o lápis da folha antes de
concluir o desenho pelo menos 4 vezes. (Música-Paciência - Lenine).
CARACTERISTICAS DA LINHA:
A
linha pode ser representada por um lápis, linha colorida ou barbante em papel,
pode ser fina, media ou mesmo grossa. Ela pode variar de espessura. Podemos
observar a nossa volta que existem objetos que podem ser representados por
linhas muito finas, se comparadas a outros que a linha grossa.
Por
exemplo, existem diferentes canos para tubulação de água: os de torneira são
delgados comparados aqueles canos que passam no subsolo de nossas casas.
Nos primeiros conceitos relacionados à Geometria devemos
enfatizar as formas originais e básicas e os Matemáticos responsáveis por tais
estudos, Tales, Pitágoras, Platão, Heron, Euler, entre outros.
Finalizado o estudo básico, devemos “sair” da sala de aula e estudar as construções existentes, os traços geométricos, a perfeição das formas, a proporção áurea existente nas artes e construções. (Por Marcos Noé - Graduado em Matemática - Equipe Brasil Escola)
Finalizado o estudo básico, devemos “sair” da sala de aula e estudar as construções existentes, os traços geométricos, a perfeição das formas, a proporção áurea existente nas artes e construções. (Por Marcos Noé - Graduado em Matemática - Equipe Brasil Escola)
Assim
podemos diferenciar a linha através da espessura, contraste, movimento e outras
maneiras vivenciadas em nosso dia a dia.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação desta oficina será continua e paralela de acordo com o
desenvolvimento das atividades feita pelos alunos e também através de murais e
do álbum seriado contando a historia da linha assanhada.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VAN
GOGH janela gradeada – 1889
TERESA
POESTERG – Grades jardins – 2002
NOÉ MARCOS - Graduado em Matemática - Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário