quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Descritores Curriculares (2)

Descritores Curriculares


Turma: Maternal I         Idade: 1 ano

Expressão e Linguagem

Aspecto Sócio Afetivo

Movimento

Começar a juntar as palavras em frases para expressar suas necessidades.
Exercitar suas atividades vocais repetindo os nomes e apontando os objetos.
Ampliar seu vocabulário para em torno de 200 palavras.
Usar verbos e pronomes.
Compreender muito mais palavras (por volta de 800).
Nomear objetos familiares e figuras a ela (e) apresentadas.
Reconhecer fotografias de pessoas familiares.
Colaborar para guardar os brinquedos.
Tocar, segurar, apertar ou morder os objetos para compreendê-los.
Demonstra maior interesse pelos brinquedos entretendo-se com eles por mais tempo.
Apreciar músicas e cantarolar as palavras finais das mesmas.

Brincar sozinho por algum tempo.
Guardar menos os brinquedos só para si.
Demonstrar quais são seus brinquedos e brincadeiras preferidos.
Após alguns instantes aceitar alguma interação com uma pessoa desconhecida.
Brincar com os colegas por alguns minutos, porém sem muita interação.
Demonstrar persistência e repetir uma atividade na qual não se saiu bem por várias vezes até conseguir.
Apreciar ter os adultos e seus pertences sempre à sua volta.
Comer alimentos sólidos sem engasgar.
Movimentar bem os músculos faciais para mastigar.
Expressar os alimentos que quer ou que não quer.
Tentar alimentar-se sozinho, usando os talheres.
Ainda usar as mãos para alimentar-se.
Pedir para evacuar.
Sentir-se vaidoso (a) de sua roupa.
Apreciar o momento do banho.
Tentar lavar-se por si mesma (o).
Tirar os sapatos, as meias e a calça sem ajuda.
Procurar ajudar o adulto ao vestir blusas.
Adormecer com facilidade.
Cumprir ordens verbais simples.

Andar com maior equilíbrio.
Andar com um objeto nas mãos sem perder o equilíbrio.
Correr por espaços amplos sem cair.
Chutar bola sem desequilibrar-se.
Subir e descer escadas juntando os dois pés em cada degrau.
Sentar-se e levantar-se sozinho (a) de cadeiras pequenas.
Subir e descer com pouco auxílio nos brinquedos do parquinho.
Fazer movimentos seguindo ordens verbais.
De pé, ser capaz de levantar um objeto do chão sem apoiar-se.
Rasgar papéis livremente.
Fazer colagens com supervisão do adulto.
Manipular massinha ou argila livremente.
Folhear livros de páginas grossas.
Encaixar peças ou objetos pequenos dentro de outros maiores.
Usar as duas mãos para tocar um tambor com baquetas.
Utilizar as mãos, dedos e esponjas para pintar.
Construir torres com até 7 blocos.
Procurar dançar acompanhando o som da música.
Rabiscar com desenvoltura com giz de cera, carvão, lápis grossos, trocando algumas vezes de cor.
Construir torres com até 7 blocos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário