Descritores
Curriculares
Turma: Maternal I Idade: 1 ano
Expressão e Linguagem |
Aspecto Sócio Afetivo
|
Movimento |
Começar
a juntar as palavras em frases para expressar suas necessidades.
Exercitar
suas atividades vocais repetindo os nomes e apontando os objetos.
Ampliar
seu vocabulário para em torno de 200 palavras.
Usar
verbos e pronomes.
Compreender
muito mais palavras (por volta de 800).
Nomear
objetos familiares e figuras a ela (e) apresentadas.
Reconhecer
fotografias de pessoas familiares.
Colaborar
para guardar os brinquedos.
Tocar,
segurar, apertar ou morder os objetos para compreendê-los.
Demonstra
maior interesse pelos brinquedos entretendo-se com eles por mais tempo.
Apreciar
músicas e cantarolar as palavras finais das mesmas.
|
Brincar
sozinho por algum tempo.
Guardar
menos os brinquedos só para si.
Demonstrar
quais são seus brinquedos e brincadeiras preferidos.
Após
alguns instantes aceitar alguma interação com uma pessoa desconhecida.
Brincar
com os colegas por alguns minutos, porém sem muita interação.
Demonstrar
persistência e repetir uma atividade na qual não se saiu bem por várias vezes
até conseguir.
Apreciar
ter os adultos e seus pertences sempre à sua volta.
Comer
alimentos sólidos sem engasgar.
Movimentar
bem os músculos faciais para mastigar.
Expressar
os alimentos que quer ou que não quer.
Tentar
alimentar-se sozinho, usando os talheres.
Ainda
usar as mãos para alimentar-se.
Pedir
para evacuar.
Sentir-se
vaidoso (a) de sua roupa.
Apreciar
o momento do banho.
Tentar
lavar-se por si mesma (o).
Tirar
os sapatos, as meias e a calça sem ajuda.
Procurar
ajudar o adulto ao vestir blusas.
Adormecer
com facilidade.
Cumprir
ordens verbais simples.
|
Andar
com maior equilíbrio.
Andar
com um objeto nas mãos sem perder o equilíbrio.
Correr
por espaços amplos sem cair.
Chutar
bola sem desequilibrar-se.
Subir
e descer escadas juntando os dois pés em cada degrau.
Sentar-se
e levantar-se sozinho (a) de cadeiras pequenas.
Subir
e descer com pouco auxílio nos brinquedos do parquinho.
Fazer
movimentos seguindo ordens verbais.
De
pé, ser capaz de levantar um objeto do chão sem apoiar-se.
Rasgar
papéis livremente.
Fazer
colagens com supervisão do adulto.
Manipular
massinha ou argila livremente.
Folhear
livros de páginas grossas.
Encaixar
peças ou objetos pequenos dentro de outros maiores.
Usar
as duas mãos para tocar um tambor com baquetas.
Utilizar
as mãos, dedos e esponjas para pintar.
Construir
torres com até 7 blocos.
Procurar
dançar acompanhando o som da música.
Rabiscar
com desenvoltura com giz de cera, carvão, lápis grossos, trocando algumas
vezes de cor.
Construir
torres com até 7 blocos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário