TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
O
Patinho Feio e o valor do respeito
Um artigo do Gabriel
Chalita para refletirmos sobre o valor do respeito ao ser humano. O texto é
baseado na história do Patinho Feio.
O Patinho Feio e o valor
do respeito
Quem não conhece a
história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou ao menos se comoveu com sua
trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?
A riqueza da história de
Hans Christian Andersen reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de
amor ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças. Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero,
credo ou classe social, prescinde
de lógica e de racionalidade para se estabelecer.
Não há alegação plausível,
nem por parte dos intolerantes, a capacidade de refletir sobre a importância do outro como peça fundamental no
jogo social. Um jogo que
necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da
convivência pacífica entre todos, independentemente da origem ou da história de
cada um.
Seja em casa ou na escola,
temos o dever de orientar nossas crianças para a aceitação do outro, para a
compreensão de que condutas preconceituosas só
colaboram para a degradação das relações e da sociedade como um todo. A mensagem de Andersen é
clara: a despeito das experiências dolorosas, temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros,
mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes. Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma
vidapacífica e digna. A responsabilidade é nossa.
Diz Gabriel Chalita:
Devemos estar conscientes da importância de nosso papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e
atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa
consciência seja uma realidade e um estímulo a vocês,
companheiros de jornada, colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola
da vida.
(Fonte: Revista Profissão Mestre)
Tema:
Literatura Infantil de Monteiro Lobato
Justificativa:
O Projeto a ser elaborado terá
como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os conteúdos
selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos de primeira
série.
O Projeto teve como ponto de
partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das curiosidades dos
educandos sobre o que gostariam de estudar nesse ano.
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais
significativos para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande
interesse das crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das
lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam (pesquisas junto a
eles).
Objetivos Gerais:
· Desenvolver o
conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio
facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.
· Possibilitar o
processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto,
respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
· Contribuir para
a integração entre as disciplinas.
· Estabelecer as
possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o
desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial estudaremos o tema “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO”
dividido em dois subtemas:
1. Literatura: obra
e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO PICA-PAU
AMARELO”
2. Folclore das
lendas e personagens do sítio.
Aprofundaremos estes
subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os
vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
Faremos a integração entre as
disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
· Textos e obras
de Monteiro Lobato
· Expressão oral e
interpretação dos textos
· Produção de
pequenos textos
· Reconstrução
silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do
Sítio do Pica-pau Amarelo
MATEMÁTICA:
· Comparação de
quantidades, ordem e seqüência numérica
· Situações-problemas
e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau
amarelo
· Sistema de
Numeração Decimal- unidades e dezenas
· Jogos com
números e com material dourado
GEOGRAFIA
· O lugar onde
vivemos
· A cidade e o
campo
· Ambiente natural
e modificado
· As diferenças
entre os costumes da cidade e do campo
HISTÓRIA
· A história de
vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do
sítio
· Folclore e tradições
· Os personagens
folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
CIÊNCIAS E SAÚDE:
· Os vegetais:
como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
· Os animais: como
são, como vivem, como nascem e se alimentam.
· Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
· Dramatização
· Desenhos e
pinturas
· Colagens,
recortes, painéis
· Canções
folclóricas e músicas do CD do Sítio
· Histórias do
Sítio gravadas em DVDs
· Dobraduras
· Montagem e
execução de livrinhos e painéis.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
· Atividades
rítmicas
· Brincadeiras
infantis
· Rodas cantadas e
dramatizadas
· Brincadeiras
folclóricas, danças folclóricas
· Jogos e recreação
Período de duração: Ano letivo de
2009
Culminância:
O resultado do projeto será
apresentado em exposição para a comunidade dos trabalhos e livrinhos feitos
pelas crianças.
Avaliação:
· Avaliação será
sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação
individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade
dos alunos;
· Organização e
apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.
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