Diversos estudos tem mostrado relações importantes entre o déficit de atenção ou TDAH e uma série de dificuldades na aprendizagem e no desempenho escolar. A criança que tem déficit de atenção ou TDAH tem dificuldade de planejar atividades futuras, é normal que elas subestimem o tempo estipulado para realizar determinada tarefa, principalmente se esta não for de seu interesse. Geralmente, quando recebem a data de uma atividade avaliativa não conseguem se planejar para realizar a mesma.
Calendário semanal
Para os pais que precisam de uma rotina de estudo adequada para realizar com seus filhos, o calendário semanal de estudos é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente para lidar com esse problema. A construção deste calendário deverá ser feito pelos pais juntamente com os filhos e deve ser feito semanalmente. É importante que se estimule a criança a construir o calendário contendo todos os dias da semana e que ela o deixe em algum lugar visível em seu quarto. Deve-se estabelecer, também, um horário de estudo que vai de 30 minutos à 1 hora por dia, de segunda a sexta-feira, sendo necessário a ativa participação da criança na elaboração desses horários. Eles também podem variar nos dias da semana, conforme os compromissos da criança, ou dos pais, como por exemplo: segunda de 14h00min as 15h00min horas, na terça de 17h00min as 18h00min. Estipulados os horários de estudo, é importante que eles sejam mantidos. Pedir que a criança escolha uma matéria por dia para ser estudada, conforme suas necessidades na escola, em alguns casos ajudá-la a escolher. É fundamental que tenha alguém em casa nos horários de estudo dessa criança para auxiliá-la com as dificuldades e que esta rotina seja seguida por ambas as partes. Essa estratégia, em conjunto com as demais, apresenta um melhor resultado no tratamento dessa criança.
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