Aluno
(a): ___________________________________ Idade: _________
*Desenvolvimento esperado de uma criança de 1 a 2 anos (Maternal I)
ASPECTO MOTOR |
Percepção
da mãe
|
Observação
|
||||
Anda com maior equilíbrio?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Anda com um objeto nas mãos sem
desequilibrar-se?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Corre por espaços limitados sem
cair?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Chuta e arremessa bola
alternando os pés e as mãos?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Identifica e nomeia algumas
partes de seu corpo?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Realiza com desenvoltura
movimentos básicos como engatinhar, arrastar-se, agachar e levantar sem
apoio?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Pula tirando os dois pés do
chão
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Acompanha brincadeiras
ordenadamente?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
De pé, é capaz de levantar um
objeto do chão sem apoiar-se?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Desembrulha balas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Rasga papéis livremente?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Faz colagens com supervisão do
adulto?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Manipula massinha ou argila
dando-lhes alguma forma?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Faz punção em espaços
limitados?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Constrói objetos com brinquedos
de encaixe?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Usa as duas mãos para tocar um
tambor com baquetas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Consegue fazer enfiagem de
cordões em mangueiras ou orifícios grossos?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Utiliza as mãos, dedos, pincéis
e esponjas para pintar?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Desenha livremente com giz de
cera, carvão, lápis grossos, trocando algumas vezes de cor?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
No seu desenho já fecha
círculos?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
ASPECTO LINGÜÍSTICO |
Percepção
da mãe
|
Observação
|
||||
Pronuncia as palavras de forma
mais articulada?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Dá recados simples?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Seu vocabulário ampliou-se
sensivelmente?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Faz perguntas para o adulto?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Emprega palavras que ouviu dos
adultos?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Aprecia a música e tenta
acompanhá-la com gestos?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Memoriza e repete pequenos
trechos de músicas e poemas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Concentra-se para ouvir
histórias?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Reconta partes de histórias
conhecidas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Nomeia objetos, brinquedos,
personagens e pessoas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Cumpre ordens verbais simples e
seqüenciadas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Acompanha com os olhos um
objeto em movimento?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Compreende proibições?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
ASPECTO SÓCIO AFETIVO |
Percepção
da mãe
|
Observação
|
||||
Reparte seus brinquedos com os
colegas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Se não, pelo menos tenta
oferecer-lhe um substituto, demonstrando preocupação com o outro?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Consegue manifestar suas
vontades sem fazer grandes manhas por qualquer motivo?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Manifesta suas preferências com
naturalidade?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Interage com os colegas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Com apoio do adulto, consegue
resolver os conflitos sem agressividade?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Controla suas necessidades
fisiológicas?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Aceita a orientação do adulto
como se fosse sua própria decisão?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Gosta de ver tudo organizadoe
fica contrariado(a) se encontra algo fora do lugar habitual?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Colabora na organização da
sala?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Consegue despir-se sem auxílio?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Faz tentativas para vestir-se e
calçar-se com apoio?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Aceita bem a higiene bucal?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Demonstra bom apetite?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Consegue utilizar a colher para
alimentar-se sozinho(a)?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
É capaz de ficar sem a chupeta
durante o período escolar?
|
J
|
K
|
L
|
J
|
K
|
L
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário