quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Desenvolvimento esperado de uma criança de 1 a 2 anos (Maternal I)

Aluno (a): ___________________________________ Idade: _________
*Desenvolvimento esperado de uma criança de 1 a 2 anos (Maternal I)

ASPECTO MOTOR

Percepção da mãe
Observação
Anda com maior equilíbrio?
J
K
L
J
K
L
Anda com um objeto nas mãos sem desequilibrar-se?
J
K
L
J
K
L
Corre por espaços limitados sem cair?
J
K
L
J
K
L
Chuta e arremessa bola alternando os pés e as mãos?
J
K
L
J
K
L
Identifica e nomeia algumas partes de seu corpo?
J
K
L
J
K
L
Realiza com desenvoltura movimentos básicos como engatinhar, arrastar-se, agachar e levantar sem apoio?
J
K
L
J
K
L
Pula tirando os dois pés do chão
J
K
L
J
K
L
Acompanha brincadeiras ordenadamente?
J
K
L
J
K
L
De pé, é capaz de levantar um objeto do chão sem apoiar-se?
J
K
L
J
K
L
Desembrulha balas?
J
K
L
J
K
L
Rasga papéis livremente?
J
K
L
J
K
L
Faz colagens com supervisão do adulto?
J
K
L
J
K
L
Manipula massinha ou argila dando-lhes alguma forma?
J
K
L
J
K
L
Faz punção em espaços limitados?
J
K
L
J
K
L
Constrói objetos com brinquedos de encaixe?
J
K
L
J
K
L
Usa as duas mãos para tocar um tambor com baquetas?
J
K
L
J
K
L
Consegue fazer enfiagem de cordões em mangueiras ou orifícios grossos?
J
K
L
J
K
L
Utiliza as mãos, dedos, pincéis e esponjas para pintar?
J
K
L
J
K
L
Desenha livremente com giz de cera, carvão, lápis grossos, trocando algumas vezes de cor?
J
K
L
J
K
L
No seu desenho já fecha círculos?  
J
K
L
J
K
L

ASPECTO LINGÜÍSTICO

Percepção da mãe
Observação
Pronuncia as palavras de forma mais articulada?
J
K
L
J
K
L
Dá recados simples?
J
K
L
J
K
L
Seu vocabulário ampliou-se sensivelmente?  
J
K
L
J
K
L
Faz perguntas para o adulto?
J
K
L
J
K
L
Emprega palavras que ouviu dos adultos?
J
K
L
J
K
L
Aprecia a música e tenta acompanhá-la com gestos?
J
K
L
J
K
L
Memoriza e repete pequenos trechos de músicas e poemas?
J
K
L
J
K
L
Concentra-se para ouvir histórias?
J
K
L
J
K
L
Reconta partes de histórias conhecidas?
J
K
L
J
K
L
Nomeia objetos, brinquedos, personagens e pessoas?
J
K
L
J
K
L
Cumpre ordens verbais simples e seqüenciadas?
J
K
L
J
K
L
Acompanha com os olhos um objeto em movimento?
J
K
L
J
K
L
Compreende proibições?
J
K
L
J
K
L
 


ASPECTO SÓCIO AFETIVO

Percepção da mãe
Observação
Reparte seus brinquedos com os colegas?
J
K
L
J
K
L
Se não, pelo menos tenta oferecer-lhe um substituto, demonstrando preocupação com o outro?
J
K
L
J
K
L
Consegue manifestar suas vontades sem fazer grandes manhas por qualquer motivo?
J
K
L
J
K
L
Manifesta suas preferências com naturalidade?
J
K
L
J
K
L
Interage com os colegas?
J
K
L
J
K
L
Com apoio do adulto, consegue resolver os conflitos sem agressividade?
J
K
L
J
K
L
Controla suas necessidades fisiológicas?
J
K
L
J
K
L
Aceita a orientação do adulto como se fosse sua própria decisão?
J
K
L
J
K
L
Gosta de ver tudo organizadoe fica contrariado(a) se encontra algo fora do lugar habitual?
J
K
L
J
K
L
Colabora na organização da sala?
J
K
L
J
K
L
Consegue despir-se sem auxílio?
J
K
L
J
K
L
Faz tentativas para vestir-se e calçar-se com apoio?
J
K
L
J
K
L
Aceita bem a higiene bucal?
J
K
L
J
K
L
Demonstra bom apetite?
J
K
L
J
K
L
Consegue utilizar a colher para alimentar-se sozinho(a)?
J
K
L
J
K
L
É capaz de ficar sem a chupeta durante o período escolar?
J
K
L
J
K
L

Nenhum comentário:

Postar um comentário