Turma: Maternal III Idade: 3 anos
Expressão e Linguagem |
Aspecto Sócio Afetivo
|
Conhecimento Físico e Lógico Matemático
|
Movimento |
Falar
corretamente.
Movimentar
bem os músculos labiais e faciais para falar e mastigar.
Interpretar
oralmente histórias, gravuras, cenas mudas.
Transmitir
e compreender recados.
Contar
fatos e histórias com lógica.
Interessar-se
por livros, revistas e jogos de leitura e escrita.
Diferenciar
letras de números; ampliar seu conhecimento do alfabeto e numerais.
Reconhecer
seu nome e/ou palavras trabalhadas em outras situações.
Escrever
seu nome com ou sem apoio da ficha.
Reconhecer
o nome dos colegas e escrever pelo menos a letra inicial de alguns.
Utilizar
letras ou símbolos nas suas tentativas de escrever.
Desenhar
de forma pré-esquemática.
Identificar
o título dos textos.
Declamar
poesias simples.
Memorizar
músicas.
Expressar-se
com prazer através das artes.
|
Relacionar-se
bem com os educadores e colegas.
Integrar-se
bem com o grupo.
Começar
a tomar iniciativas sem precisar da interferência do adulto.
Cumprir
as regras da sala.
Respeitar
os direitos dos outros.
Expressar
de maneira natural e harmoniosa seus sentimentos.
Resolver
os conflitos ou de forma mais independente.
Abandonar
o recurso do choro ou agressividade na solução dos conflitos.
Demonstrar
curiosidade pelos temas estudados.
Trazer
informações e pesquisas para enriquecer o estudo.
Questionar
para ampliar seus conhecimentos.
Expressar
sua opinião com autonomia.
Ouvir
o colega e aguardar sua vez de falar ou jogar.
|
Empregar
corretamente os termos: muito/pouco; mais, menos para avaliar quantidades.
Reconhecer formas
geométricas simples: quadrado, círculo e triângulo, começando a nomeá-las.
Realizar
contagem de até 5 elementos. Memorizar a seqüência numérica até 10. Registrar
quantidades pequenas (1, 2, 3) utilizando numerais. Empregar corretamente os conceitos
longe/perto; alto/baixo; em frente/atrás; dentro/fora/ao lado para
posicionar-se no espaço.
Avançar
na construção do conceito de tempo, empregando os conceitos: Primeiro/último;
antes/depois; manhã/ tarde/ noite.
Classificar
objetos seguindo critérios de cor, forma, tamanho, espécie.
Seriar
objetos ordenando tamanhos, texturas, espessuras, quantidades, tonalidades,
com
Diferenciar
sons iguais/ diferentes, vozes dos colegas, sons de objetos.
Nomear
sabores salgado, doce, amargo, azedo.
Perceber
e nomear as texturas (mole, duro, áspero, liso, macio, pesado, leve, quente,
frio).
Perceber
visualmente pequenos detalhes em gravuras, diferenças e semelhanças em
objetos observados.
|
Identificar
e nomear algumas partes do seu corpo.
Demonstrar
alguma agilidade nos movimentos amplos.
Andar
em linhas retas e curvas, correr entre obstáculos, saltitar, saltar
obstáculos, pular, lançar e chutar bola, rolar, engatinhar, arrastar-se,
atingir alvos com bola ou argolas.
Participar
das brincadeiras propostas com entusiasmo.
Lidar
bem com os desafios das atividades.
Seguir
as regras propostas.
Sugerir
novas regras para atividades conhecidas.
Demonstrar
alguma destreza nos movimentos dos pequenos músculos.
Fazer
enfiagem em pequenos orifícios, amassar, desamassar, rasgar em tiras,
recortar com os dedos, fazer punção, pegar pequenos objetos com movimentos de
pinça, segurar corretamente o lápis, vestir-se e despir-se, calçar-se, fazer
dobraduras com 3 dobras, montar quebra-cabeças de
|
Descritores
Curriculares
Turma: Maternal II Idade: 2 anos
Expressão e Linguagem |
Aspecto Sócio Afetivo
|
Conhecimento Físico e
Lógico Matemático
|
Movimento |
Pronunciar as palavras de
forma mais articulada.
Dar recados simples.
Ampliar sensivelmente seu
vocabulário.
Fazer perguntas para o
adulto.
Empregar palavras que ouviu
dos adultos.
Apreciar músicas e tentar
acompanhá-las com gestos.
Memorizar e repetir pequenos
trechos de músicas e poemas.
Concentrar-se para ouvir
histórias.
Recontar partes de
histórias conhecidas.
Nomear objetos, brinquedos,
personagens e pessoas.
Cumprir ordens verbais
simples e seqüenciadas.
Compreender proibições.
|
Repartir seus brinquedos
com os colegas ou, pelo menos, oferecer-lhe um substituto, demonstrando
preocupação com o outro.
Manifestar suas vontades
sem fazer grandes manhas por qualquer motivo.
Manifestar suas
preferências com naturalidade.
Interagir com os colegas.
Com apoio do adulto,
resolver os conflitos sem agressividade.
Controlar suas necessidades
fisiológicas.
Aceitar a orientação do
adulto como se fosse sua própria decisão.
Guardar os brinquedos
utilizados.
Colaborar na organização da
sala.
Retirar sozinho a calça e o
calçado.
Fazer tentativas para
vestir-se e calçar-se com
apoio.
Aceitar bem a higiene
bucal.
Demonstrar bom apetite.
Utilizar a colher para
alimentar-se sozinho (a).
Ficar sem a chupeta durante
o período escolar.
|
Compreender conceitos
matemáticos básicos: muito/pouco; dentro/fora; em frente/atrás/ao lado.
Reconhecer formas
geométricas simples: quadrado, círculo e triângulo, sem nomeá-las.
Reconhecer as cores
primárias, sem nomeá-las.
Reconhecer pelo som um
objeto ou a voz de um colega.
Distinguir odores
agradáveis e desagradáveis.
Distinguir sabores doces e
salgados.
Explorar a consistência e
textura dos objetos, diferenciando-as.
|
Andar com maior equilíbrio.
Andar com um objeto nas
mãos sem desequilibrar-se.
Correr por espaços
limitados sem cair.
Chutar e arremessar bola
alternando os pés e as mãos.
Identificar e nomear
algumas partes de seu corpo.
Realizar com desenvoltura
movimentos básicos como engatinhar, arrastar-se, agachar e levantar sem
apoio. Pular tirando os dois pés do chão. Subir e descer escadas alternando
os pés.
Acompanhar brincadeiras
ordenadamente.
De pé, levantar um objeto
do chão sem apoiar-se.
Acompanhar com os olhos um
objeto em movimento.
Desembrulhar balas.
Rasgar papéis livremente.
Fazer colagens com
supervisão do adulto.
Manipular massinha ou argila
dando-lhes alguma forma.
Fazer punção em espaços
limitados.
Constrói objetos com
brinquedos de encaixe.
Usar as duas mãos para
tocar um tambor com baquetas.
Fazer enfiagem de cordões
em mangueiras ou orifícios grossos.
Utilizar as mãos, dedos,
pincéis e esponjas para pintar.
Folhear
livros e revistas sem rasgar as páginas.
Desenhar livremente com giz
de cera, carvão, lápis grossos, trocando algumas vezes de cor.
Fechar círculos em seus
desenhos, fazendo garatujas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário