quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Descritores Curriculares




Turma: Maternal III         Idade: 3 anos


Expressão e Linguagem

Aspecto Sócio Afetivo
Conhecimento Físico e Lógico Matemático

Movimento

Falar corretamente.
Movimentar bem os músculos labiais e faciais para falar e mastigar.
Interpretar oralmente histórias, gravuras, cenas mudas.
Transmitir e compreender recados.
Contar fatos e histórias com lógica.
Interessar-se por livros, revistas e jogos de leitura e escrita.
Diferenciar letras de números; ampliar seu conhecimento do alfabeto e numerais.
Reconhecer seu nome e/ou palavras trabalhadas em outras situações.
Escrever seu nome com ou sem apoio da ficha.
Reconhecer o nome dos colegas e escrever pelo menos a letra inicial de alguns.
Utilizar letras ou símbolos nas suas tentativas de escrever.
Desenhar de forma pré-esquemática.
Identificar o título dos textos.
Declamar poesias simples.
Memorizar músicas.
Expressar-se com prazer através das artes.


Relacionar-se bem com os educadores e colegas.
Integrar-se bem com o grupo.
Começar a tomar iniciativas sem precisar da interferência do adulto.
Cumprir as regras da sala.
Respeitar os direitos dos outros.
Expressar de maneira natural e harmoniosa seus sentimentos.
Resolver os conflitos ou de forma mais independente.
Abandonar o recurso do choro ou agressividade na solução dos conflitos.
Demonstrar curiosidade pelos temas estudados.
Trazer informações e pesquisas para enriquecer o estudo.
Questionar para ampliar seus conhecimentos.
Expressar sua opinião com autonomia.
Ouvir o colega e aguardar sua vez de falar ou jogar.

Empregar corretamente os termos: muito/pouco; mais, menos para avaliar quantidades.
Reconhecer formas geométricas simples: quadrado, círculo e triângulo, começando a nomeá-las.
Realizar contagem de até 5 elementos. Memorizar a seqüência numérica até 10. Registrar quantidades pequenas (1, 2, 3) utilizando numerais.  Empregar corretamente os conceitos longe/perto; alto/baixo; em frente/atrás; dentro/fora/ao lado para posicionar-se no espaço.
Avançar na construção do conceito de tempo, empregando os conceitos: Primeiro/último; antes/depois; manhã/ tarde/ noite.
Classificar objetos seguindo critérios de cor, forma, tamanho, espécie.
Seriar objetos ordenando tamanhos, texturas, espessuras, quantidades, tonalidades, com 4 a 5 objetos.
Diferenciar sons iguais/ diferentes, vozes dos colegas, sons de objetos.
Nomear sabores salgado, doce, amargo, azedo.
Perceber e nomear as texturas (mole, duro, áspero, liso, macio, pesado, leve, quente, frio).
Perceber visualmente pequenos detalhes em gravuras, diferenças e semelhanças em objetos observados.
Identificar e nomear algumas partes do seu corpo.
Demonstrar alguma agilidade nos movimentos amplos.
Andar em linhas retas e curvas, correr entre obstáculos, saltitar, saltar obstáculos, pular, lançar e chutar bola, rolar, engatinhar, arrastar-se, atingir alvos com bola ou argolas.
Participar das brincadeiras propostas com entusiasmo.
Lidar bem com os desafios das atividades.
Seguir as regras propostas.
Sugerir novas regras para atividades conhecidas.

Demonstrar alguma destreza nos movimentos dos pequenos músculos.
Fazer enfiagem em pequenos orifícios, amassar, desamassar, rasgar em tiras, recortar com os dedos, fazer punção, pegar pequenos objetos com movimentos de pinça, segurar corretamente o lápis, vestir-se e despir-se, calçar-se, fazer dobraduras com 3 dobras, montar quebra-cabeças de 4 a 5 peças, fazer colagens livres.

Descritores Curriculares

Turma: Maternal II         Idade: 2 anos

Expressão e Linguagem

Aspecto Sócio Afetivo
Conhecimento Físico e Lógico Matemático

Movimento

Pronunciar as palavras de forma mais articulada.
Dar recados simples.
Ampliar sensivelmente seu vocabulário.  
Fazer perguntas para o adulto.
Empregar palavras que ouviu dos adultos.
Apreciar músicas e tentar acompanhá-las com gestos.
Memorizar e repetir pequenos trechos de músicas e poemas.
Concentrar-se para ouvir histórias.
Recontar partes de histórias conhecidas.
Nomear objetos, brinquedos, personagens e pessoas.
Cumprir ordens verbais simples e seqüenciadas.
Compreender proibições.
Repartir seus brinquedos com os colegas ou, pelo menos, oferecer-lhe um substituto, demonstrando preocupação com o outro.
Manifestar suas vontades sem fazer grandes manhas por qualquer motivo.
Manifestar suas preferências com naturalidade.
Interagir com os colegas.
Com apoio do adulto, resolver os conflitos sem agressividade.
Controlar suas necessidades fisiológicas.
Aceitar a orientação do adulto como se fosse sua própria decisão.
Guardar os brinquedos utilizados.
Colaborar na organização da sala.
Retirar sozinho a calça e o calçado.
Fazer tentativas para
vestir-se e calçar-se com apoio.
Aceitar bem a higiene bucal.
Demonstrar bom apetite.
Utilizar a colher para alimentar-se sozinho (a).
Ficar sem a chupeta durante o período escolar.
Compreender conceitos matemáticos básicos: muito/pouco; dentro/fora; em frente/atrás/ao lado.
Reconhecer formas geométricas simples: quadrado, círculo e triângulo, sem nomeá-las.
Reconhecer as cores primárias, sem nomeá-las.
Reconhecer pelo som um objeto ou a voz de um colega.
Distinguir odores agradáveis e desagradáveis.
Distinguir sabores doces e salgados.
Explorar a consistência e textura dos objetos, diferenciando-as.
Andar com maior equilíbrio.
Andar com um objeto nas mãos sem desequilibrar-se.
Correr por espaços limitados sem cair.
Chutar e arremessar bola alternando os pés e as mãos.
Identificar e nomear algumas partes de seu corpo.
Realizar com desenvoltura movimentos básicos como engatinhar, arrastar-se, agachar e levantar sem apoio. Pular tirando os dois pés do chão. Subir e descer escadas alternando os pés.
Acompanhar brincadeiras ordenadamente.
De pé, levantar um objeto do chão sem apoiar-se.
Acompanhar com os olhos um objeto em movimento.
Desembrulhar balas.
Rasgar papéis livremente.
Fazer colagens com supervisão do adulto.
Manipular massinha ou argila dando-lhes alguma forma.
Fazer punção em espaços limitados.
Constrói objetos com brinquedos de encaixe.
Usar as duas mãos para tocar um tambor com baquetas.
Fazer enfiagem de cordões em mangueiras ou orifícios grossos.
Utilizar as mãos, dedos, pincéis e esponjas para pintar.
Folhear livros e revistas sem rasgar as páginas.
Desenhar livremente com giz de cera, carvão, lápis grossos, trocando algumas vezes de cor.
Fechar círculos em seus desenhos, fazendo garatujas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário