segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Oficina Interdisciplinar



Tema: O despertar da Cidadania

Duração: 80 horas

Alunos atendidos: 5ºano Ensino Fundamental

Justificativa: Diante da invasão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de cidadania, vi a necessidade de encontrar meios que resgatem o patrimônio e respeito à nação Brasileira.
Como ponto de partida para o desenvolvimento desta “consciência cívica”, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informações, no processo pedagógico do aluno.

Objetivo Geral: Despertar e sensibilizar os alunos para a importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão e amor ao próximo.

Objetivo Específico:
  • Entender e interpretar o Hino Nacional e conhecer os elementos poéticos que, aliado á música, tornam o nosso Hino um dos mais lindos do mundo;
  • Despertar o sentimento de amor a Pátria;
  • Sensibilizar o aluno para a importância do seu papel como cidadão na sociedade Brasileira;
  • Levar o aluno a cantar o Hino com respeito ao “Símbolo Nacional”, compreendendo a letra de maneira espontânea e relacionar a letra do Hino com a História do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do domínio de Portugal;
  • Ampliar vocabulário;
  • Conhecer a Biografia dos autores do Hino Nacional Brasileiro.

Conteúdo Interdisciplinar:
  • Textos diversos: Literário, Biografia, Informativo;
  • Interpretação Oral e Escrita;
  • Adjetivo;
  • Desenho livre;
  • Origem do Hino Nacional;
  • Patriotismo;
  • Valores Cívicos e Morais.
   Metodologia:
·         Ouvir o Hino Nacional;
·         Pesquisa sobre a História do Hino Nacional;
·         Poema: Pátria (Olavo Bilac);
·         Descrição da Biografia do Autor;
·         Montagem de um glossário com palavras desconhecidas;
·         Conversa informal sobre expressões que não são usadas em seu cotidiano;
·         Uso do dicionário;
·         Confecção da Bandeira Nacional com papel de bala;
·         Preparação de murais;
·         Atividades xerocadas;
·         Ilustração do Hino Nacional;
·         Montagem de Álbum seriado.

Recursos Didáticos: Dicionários, vídeos, computador, livros, lápis de cor, cola, lápis, borracha, régua, areia colorida, papel: sufite, seda, de bala, CD som.

Avaliação: Os alunos serão avaliados continuamente, durante toda a duração do projeto, considerando os aspectos principais das disciplinas envolvidas enfocando a dinâmica em grupo e individual.

Culminância do projeto: Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e um coral cantando o Hino Nacional para que os outros alunos e demais funcionários da escola possam apreciar.

Referências Bibliográficas: 

Duarte, M.-Ouviram do Ipiranga/ A história do Hino Nacional Brasileiro. São Paulo, 1999,38p.

Secco, P. E. – Juca e o Hino Nacional Brasileiro, São Paulo, Fundação Educador Dpaschoal, 2000,16p.

WWW.novaescola.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário