Tema: O despertar da Cidadania
Duração: 80 horas
Alunos atendidos: 5ºano Ensino Fundamental
Justificativa: Diante da invasão de valores morais e culturais,
crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de cidadania, vi a
necessidade de encontrar meios que resgatem o patrimônio e respeito à nação
Brasileira.
Como ponto de partida para o
desenvolvimento desta “consciência cívica”, valorizamos a utilização do Hino
Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informações, no processo
pedagógico do aluno.
Objetivo Geral: Despertar e sensibilizar os alunos para a
importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão e amor ao
próximo.
Objetivo Específico:
- Entender e interpretar o Hino Nacional e conhecer os elementos poéticos que, aliado á música, tornam o nosso Hino um dos mais lindos do mundo;
- Despertar o sentimento de amor a Pátria;
- Sensibilizar o aluno para a importância do seu papel como cidadão na sociedade Brasileira;
- Levar o aluno a cantar o Hino com respeito ao “Símbolo Nacional”, compreendendo a letra de maneira espontânea e relacionar a letra do Hino com a História do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do domínio de Portugal;
- Ampliar vocabulário;
- Conhecer a Biografia dos autores do Hino Nacional Brasileiro.
Conteúdo Interdisciplinar:
- Textos diversos: Literário, Biografia, Informativo;
- Interpretação Oral e Escrita;
- Adjetivo;
- Desenho livre;
- Origem do Hino Nacional;
- Patriotismo;
- Valores Cívicos e Morais.
Metodologia:
·
Ouvir o Hino Nacional;
·
Pesquisa sobre a História do Hino Nacional;
·
Poema: Pátria (Olavo Bilac);
·
Descrição da Biografia do Autor;
·
Montagem de um glossário com palavras
desconhecidas;
·
Conversa informal sobre expressões que não são
usadas em seu cotidiano;
·
Uso do dicionário;
·
Confecção da Bandeira Nacional com papel de
bala;
·
Preparação de murais;
·
Atividades xerocadas;
·
Ilustração do Hino Nacional;
·
Montagem de Álbum seriado.
Recursos Didáticos: Dicionários, vídeos, computador, livros, lápis
de cor, cola, lápis, borracha, régua, areia colorida, papel: sufite, seda, de
bala, CD som.
Avaliação: Os alunos serão avaliados continuamente, durante toda a
duração do projeto, considerando os aspectos principais das disciplinas
envolvidas enfocando a dinâmica em grupo e individual.
Culminância do projeto: Exposição dos trabalhos realizados pelos
alunos e um coral cantando o Hino Nacional para que os outros alunos e demais
funcionários da escola possam apreciar.
Referências Bibliográficas:
Duarte, M.-Ouviram do Ipiranga/ A história do Hino Nacional Brasileiro.
São Paulo, 1999,38p.
Secco, P. E. – Juca e o Hino Nacional Brasileiro, São Paulo, Fundação
Educador Dpaschoal, 2000,16p.
WWW.novaescola.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário