TURMA: 1° ano
TEMA: CONTOS CLÁSSICOS
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança
para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professora e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da
argumentação;Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos,
bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
MATERIAL
- CD da história O Patinho
feio
- CD da música O Pato
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas diversas para
confecção de fantoches
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
- Apresentação do livro:
capa, material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda e
mostrar as figuras;
- Apresentar a turma um
patinho, onde os alunos levarão para casa, e registrarão como foi o dia com o
patinho.
- Cuidar e observar o
patinho diariamente na sala de aula dar um nome ao patinho
Ouvir o CD;
- Interpretação oral: os
alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o
espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
- Contar diferentes obras
de diversos autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
- Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação
com a história;
com a história;
- Dramatização e teatro;
- Atividades orais e/ou
escritas tais como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
- Confecção de um livro;
Nenhum comentário:
Postar um comentário