quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Metodo TEACCH.

Princípios do programa 

Guiando-se pelos princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá organizar-se na estrutura do programa.

São eles:

1.Para se ensinar novas habilidades é necessário adequar o ambiente ás dificuldades do indivíduo.

2.A colaboração entre família e escola é condição indispensável para o tratamento
Para que que a intervenção seja eficaz é necessário colocar ênfase na HABILIDADE e nas facilidades

4.A corrente teórica que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental

5.A avaliação deve nos guiar pelas áreas de desenvolvimento

6.Os suportes visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar. São os chamados “prompts"

7.A Previsibilidade organiza a mente caótica da pessoa com autismo

Fundamentação básica:

1.Preocupar-se com os interesses e facilidades do aluno

2.Realizar avaliação processual

3.Auxiliar o aluno na compreensão dos significados

4.Potencializar a comunicação com a família

5.Estruturar a forma de ensinar e apresentar as tarefas

6.Planejar estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional do comportamento

Características do TEACCH

• Individualidade na programação do currículo

• Instrução visual

• Rotina com flexibilidade

• Ambiente livre de hiperestimulação

• Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)

• Clareza nas ordens

• Automonitoramento provocando independência

• Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação

• Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho

Contribuições do TEACCH:

1. Favorecer a Generalização

2. Favorecer o Controle do comportamento

3. Estimular e desenvolver Atenção

4. Administrar a Sequencialização


O TEACCH não visa eliminar o padrão autistico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário