Princípios do
programa
Guiando-se pelos
princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua
fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá
organizar-se na estrutura do programa.
São eles:
1.Para se ensinar
novas habilidades é necessário adequar o ambiente ás dificuldades
do indivíduo.
2.A colaboração
entre família e escola é condição indispensável para o
tratamento
Para que que a
intervenção seja eficaz é necessário colocar ênfase na
HABILIDADE e nas facilidades
4.A corrente teórica
que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental
5.A avaliação deve
nos guiar pelas áreas de desenvolvimento
6.Os suportes
visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar. São os
chamados “prompts"
7.A Previsibilidade
organiza a mente caótica da pessoa com autismo
Fundamentação
básica:
1.Preocupar-se com
os interesses e facilidades do aluno
2.Realizar avaliação
processual
3.Auxiliar o aluno
na compreensão dos significados
4.Potencializar a
comunicação com a família
5.Estruturar a forma
de ensinar e apresentar as tarefas
6.Planejar
estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional
do comportamento
Características do
TEACCH
• Individualidade
na programação do currículo
• Instrução
visual
• Rotina com
flexibilidade
• Ambiente livre
de hiperestimulação
• Ordenação
universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)
• Clareza nas
ordens
•
Automonitoramento provocando independência
• Análise de
tarefas como recurso de ensino e avaliação
• Atividades e
tarefas organizadas em sistemas de trabalho
Contribuições do
TEACCH:
1. Favorecer a
Generalização
2. Favorecer o
Controle do comportamento
3. Estimular e
desenvolver Atenção
4. Administrar a
Sequencialização
O TEACCH não
visa eliminar o padrão autistico, mas aproveitar o que o autismo
provoca na pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário