FICHA DE OBSERVAÇÃO DA LEITURA
ALUNO: __________________________________________________________
ESCOLA: __________________________________________________________
SÉRIE: _________________________DATA NASCIMENTO: ____________________
| Item observado | nunca | As vezes | Sempre |
| 1.FLUÊNCIA: | |||
| 1.1.Lê palavra por palavra | |||
| 1.2.Lê sem inflexão | |||
| 1.3.Ignora a pontuação | |||
| 1.4.Fraseia com dificuldade | |||
| 1.5.Apresenta dúvidas e vacilações | |||
| 1.6.Repete palavras conhecidas | |||
| 1.7.Lê devagar | |||
| 1.8.Lê rapidamente | |||
| 1.9.Perde-se durante a leitura | |||
| 2. RECONHECIMENTO DE PALAVRAS: | |||
| 2.1.Tem dificuldades em reconhecer palavras simples | |||
| 2.2.Comete erros de leitura em palavras simples | |||
| 2.3.Decodifica com dificuldades palavras desconhecidas | |||
| 2.4.Acrescenta palavras | |||
| 2.5.Omite palavras | |||
| 2.6.Salta linhas | |||
| 2.7.Substitui palavras por outras conhecidas | |||
| 2.8.Inverte sílabas ou palavras | |||
| 3. DIANTE DE PALAVRAS DESCONHECIDAS: | |||
| 3.1.Tenta sonorizar som por som | |||
| 3.2.Tenta sonorizar sílaba por sílaba | |||
| 3.3.Não faz o reconhecimento da forma, extensão e configuração. | |||
| 3.4.Falta flexibilidade para usar chaves fônicas e estruturais. | |||
| 4.UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO: | |||
| 4.1.Advinha excessivamente a partir do contexto. | |||
| 4.2.Não utiliza o contexto como chave de reconhecimento. | |||
| 4.3.Substitui palavras com aparência semelhante com significado diferente. | |||
| 4.4.Comete divergências que alterem o significado. | |||
| 4.5.Comete divergências que produzem disparates. | |||
| 5.USO DA VOZ: | |||
| 5.1.Enuncia com dificuldades. | |||
| 5.2.Omite o final das palavras. | |||
| 5.3.Substitui sons. | |||
| 5.4.O volume de voz é muito alto. | |||
| 5.5.O volume de voz é desagradável. | |||
| 5.6.Gagueja. | |||
| 5.7.Lê com atropelo. | |||
| 5.8.A voz é nervosa ou tensa. | |||
| 5.9.A voz é muito baixa. | |||
| 5.10.Emprega certa cadência ao ler. | |||
| 6.HÁBITOS DE POSTURA: | |||
| 6.1.Segura o texto muito perto. | |||
| 6.2.Move a cabeça ao longo da linha. | |||
| 6.3.Mantém postura corporal inadequada durante a leitura. | |||
| 6.4.Segue a linha com o dedo ou a régua. | |||
| 6.5.Move o livro sem necessidade. | |||
| 6.6.Dá amostras excessivas de tensão muscular. | |||
| 6.7.Dá amostras excessivas de cansaço ao ler. | |||
| 6.8.Esfrega os olhos ou enxuga as lágrimas. | |||
| 7.LEITURA COMPREENSIVA: | |||
| 7.1.Identifica os detalhes. | |||
| 7.2.Identifica as ideias principais. | |||
| 7.3.Identifica as ações sequenciais. | |||
| 7.4.Identifica relação causa efeito. | |||
| 7.5.Dá traços dos personagens do texto. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário