PECS
PECS é a abreviatura para, traduzindo em português, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. Permite a pessoas com autismo e com poucas ou nenhumas capacidades de comunicação um meio de comunicar de forma não verbal tudo o que possa ser representado por figuras, desde pedidos a pensamentos.
O PECS foi criado e desenvolvido em 1984 por Andrew S. Brondy e Lori Frost com o objetio de fornecer uma forma alternativa de comunicação na intervenção do Autismo. O PECS consiste na troca de uma figura pelo objeto desejado. A figura é entregue ao "parceiro comunicativo" que deverá entregar o objeto. Estas figuras são coladas por Velcro num suporte, como um caderno ou dossiê, que a criança transporta consigo.
Para além da função comunicativa, este método ensina a descriminar figuras e a ordená-las em frases até à fase mais avançada onde se ensina a dar respostas a questões e a comentarários.
Vantagens do PECS
O PECS foi desenvolvido para ser facilmente usado por professores, educadores e pelas famílias. As vantagens que o PECS apresenta são:
- Não exige material caro nem complexo;
- Nao exige movimentos motores complexos;
- Não exige um conhecimento técnico complexo, como por exemplo a linguagem gestual;
- É aplicáel em qualquer idade e numa variedade de dificuldades cognitivas, comunicativas e físicas;
- Ajuda a desenvolver a fala;
- Diminui comportamentos desadequados e birras;
- Estimula a iniciatica a abordar pessoas.
Fases do PECS
O PECS é composto por fases, fase I até à fase VI, onde se vai progredido gradualmente na forma de comunicação.
Fase
|
Descrição
|
---|---|
Fase I
Como comunicar |
O aluno aprende a trocar uma figura por um objeto ou atividade que deseja
|
Fase II
Distância e persistênciar |
Continuando com uma única figura, o aluno aprende a generalizar a competência aprendida na primeira dase para usar em diferentes locais, com diferentes pessoas e a diferentes destâncias. São também ensinados a ser comunicadores mais persistentes.
|
Fase III
Descriminação de figuras |
Os alunos aprendem a selecionar de duas ou mais figuras disponíveis a figura para perguntar pelo seu objeto favorito. As figuras são colocadas no livro de comunicação, um suporte com bandas de Velcro que contêm as figuras e que sao facilmente removíveis para estabelecer comunicação.
|
Fase IV
Estrutura de frases |
Os alunos aprendem a selecionar de duas ou mais figuras disponíveis a figura para perguntar pelo seu objeto favorito. As figuras são colocadas no livro de comunicação, um suporte com bandas de Velcro que contêm as figuras e que sao facilmente removíveis para estabelecer comunicação.
O aluno aprende a expandir as frases, ao adicionar adjetivos, verbos e preposições. |
Fase V
Responder a questões |
O aluno aprende a usar o PECS para responder à questão "O eu é isto?"
|
Fase VI
Responder a questões |
Nesta fase os alunos aprendem a comentar em resposta a questões como "O que estás a ver?", "O que estás a ouvir?" e "O que é isso?". Aprendem a construir frases começando por "Eu vejo...", "Eu ouço...", "Isto é...", etc.
|
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir