quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.

LOGO TIPO TODOS JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM MÃOS COLORIDAS DESENHADAS AO FUNDO

As adaptações curriculares tem como objetivo promover o desenvolvimento e a aprendizagem, de alunos que apresentam necessidades educativas especiais, partindo de uma adaptação do projeto político pedagógico da escola para adaptá-los as necessidades dos alunos a partir da implementação de práticas inclusivas no ambiente escolar.
Para isto, deve se preocupar com os seguintes aspectos:
  • - capacitar e esclarecer o corpo docente para que este seja capaz de diversificar e flexibilizar os métodos de ensino e as atividades propostas buscando atender as necessidades especiais dos alunos;

  • - identificar as necessidades especiais para escolher e priorizar os recursos e métodos educacionais mais favoráveis para os alunos;

  • - apostar em um currículo aberto e diversificado que garanta a flexibilidade;

  • - realizar um trabalho conjunto entre os professores do ensino regular, professores especializados e serviços de apoio que possam favorecer o processo de aprendizagem
Sendo assim, os itens definidos na adaptação curricular são indicadores do que os alunos devem aprender, de como e quando aprender, quais as formas de organização do ensino e de avaliação da aprendizagem devem ser adotadas, dando ênfase na previsão e provisão de recursos e apoio adequados necessários a cada caso.
Os itens selecionados em cada adaptação curricular devem abranger recursos e estratégias que promovam o acesso dos educando, com necessidades especiais, aos bens e serviços educacionais visando sua autônoma, produtividade, integração e funcionalidade no ambiente escolar, familiar e na sociedade como um todo.
Sendo assim, podemos ter adaptações curriculares com diferentes graus de intensidades como:
  • - intermitentes: que ocorre somente em alguns momentos e em algumas situações específicas do processo de ensino e aprendizagem;

  • - limitado: classificado como um reforço e/ou apoio pedagógico pra alguma disciplina;

  • - extensivo: realizado por professores especializados onde há o acompanhamento dos alunos pelo AEE ou por atendimento itinerante;

  • - pervasivo: adaptação de alta intensidade, de longa duração, indicado para alunos com múltiplas deficiências e com graus mais altos de comprometimento.
Para se adequar as necessidades dos alunos podemos ter adaptações a nível:
  • - organizacionais: engloba o andamento da aula incidindo nos conteúdos, objetivos, disposição do mobiliário, dos materiais e organização temporal flexível;

  • - objetivos e conteúdos: devem priorizar as áreas, habilidades, competências e a participação dos alunos a ponto de buscar uma funcionalidade através de uma sequência gradativa de conteúdos (do mais simples para o mais complexo) e buscando os apoios necessários para que possam ser desenvolvidos os conteúdos básicos e relevantes para os alunos;

  • - avaliações: selecionar as técnicas e instrumentos de acordo com as necessidades especiais dos alunos;

  • - procedimentos didáticos e atividades: alterar os métodos, técnicas, tempo para execução, recursos e priorizar as necessidades em termos de alteração da complexidade das tarefas e seleção e adaptação dos materiais.

  • Tempos flexíveis no que se refere à duração e ao período das atividades propostas.;

  • A ênfase em parcerias com instituições especializadas e a manutenção de estruturas e serviços de apoio paralelos representam um esforço de conciliação entre modelos conceituais conflitantes. O que precisa ser evitado é o desmantelamento de tais estruturas e o confronto de posições antagônicas que acirram a polêmica acerca da escola inclusiva.

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