sexta-feira, 25 de setembro de 2015

AJUDA...

Preciso concluir uma pesquisa para termino de uma pós-graduação e estou com dificuldades, hoje todas as pessoas são ocupadíssimas e não se dispõe de um tempo (como falam, perder tempo), mas luta por esta causa e irei buscar ajuda sempre que necessário. Pelo menos um anjo bom irá me ajudar.
Agradecidamente.
Conceição Ferreira Leite - Professora Educação Inclusiva
Obs: Caso algem se dispor a ajudar-me envie a pesquisa por email.
cfleite2013@hotmail.com

Foram construídos os seguintes elementos para a contribuição de dados da entrevista com os professores das salas de recursos multifuncionais da cidade de Ipatinga Minas Gerais.
Nome, área de atuação, quantos alunos autistas você atende.
1)      Como e organizado o atendimento para este público alvo?
2)      Você tem conhecimento do método TEACCH, seu funcionamento e resultados?
3)      Existe um currículo diferenciado para o atendimento dos autistas?

Diante destas perguntas inicia uma segunda etapa voltada para uma serie de indagações, onde acontece uma entrevista entre pesquisador e professor.
* A programação está claramente delineada de forma que os professores saibam todas as responsabilidades diárias?
* Há equilíbrio das atividades individuais, em grupos independentes e de lazer, diariamente?
* A programação individual leva em conta as necessidades do aluno quanto a intervalos, reforço, atividades indesejadas, seguidas das atividades preferidas?
* O programa ajuda o aluno nas transições onde ir e onde fazer?
* O programa auxilia o aluno a saber onde e quando começar e terminar uma tarefa?
* Como são assinaladas as transições e mudanças de atividade? por sinais? por orientação do professor? pelo relógio de parede?
* A programação é representada de forma facilmente compreendida pelo aluno?
Diante dos resultados alcançados nas etapas anteriores segue algumas perguntas que deverão ser voltadas para os professores na elaboração de um planejamento mais eficaz e que possa vir de encontro as necessidades dos seus educandos (autistas):

  1. O professor tem a atenção do aluno antes de serem dadas as instruções?
  2. A linguagem verbal utilizada é específica para o nível de compreensão dos alunos?
  3. Os gestos estão acompanhados de instruções verbais para ajudar o aluno a entender quando ele está com dificuldade de compreensão?
  4. O aluno recebe informação suficiente para ser capaz de completar uma tarefa o mais independente possível?
  5. A disposição e organização dos materiais ajuda a transmitir instruções para os alunos?
  6. Os materiais são apresentados de maneira organizada?
  7. Há excesso de materiais apresentados em determinada hora?
  8. O aluno está recebendo a ajuda que precisa para completar a tarefa com sucesso?
  9. As dicas escolhidas são específicas ao estilo e nível de aprendizado do aluno?
  10. As dicas são dadas antes que o aluno responda incorretamente?
  11. O posicionamento do professor foi estruturado de forma que o aluno não perceba dicas não intencionais?
  12. O aluno está recebendo feedback claro sobre as respostas ou sobre seu comportamento (conduta) adequado ou incorreto?
  13. As consequências e reforços são tornados claros para o aluno? Elas seguem de imediato o comportamento trabalhado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário