Agradecidamente.
Conceição Ferreira Leite - Professora Educação Inclusiva
Obs: Caso algem se dispor a ajudar-me envie a pesquisa por email.
cfleite2013@hotmail.com
Foram construídos os seguintes
elementos para a contribuição de dados da entrevista com os professores das
salas de recursos multifuncionais da cidade de Ipatinga Minas Gerais.
Nome, área de atuação, quantos
alunos autistas você atende.
1)
Como e organizado o atendimento para este público
alvo?
2)
Você tem conhecimento do método TEACCH, seu
funcionamento e resultados?
3)
Existe um currículo diferenciado para o
atendimento dos autistas?
Diante destas perguntas inicia uma segunda etapa voltada para uma serie de
indagações, onde acontece uma entrevista entre pesquisador e professor.
* A programação está claramente
delineada de forma que os professores saibam todas as responsabilidades diárias?
* Há equilíbrio das atividades
individuais, em grupos independentes e de lazer, diariamente?
* A programação individual leva em
conta as necessidades do aluno quanto a intervalos, reforço, atividades
indesejadas, seguidas das atividades preferidas?
* O programa ajuda o aluno nas
transições onde ir e onde fazer?
* O programa auxilia o aluno a saber
onde e quando começar e terminar uma tarefa?
* Como são assinaladas as transições e
mudanças de atividade? por sinais? por orientação do professor? pelo relógio de
parede?
* A programação é representada de forma
facilmente compreendida pelo aluno?
Diante dos resultados alcançados nas
etapas anteriores segue algumas perguntas que deverão ser voltadas para os
professores na elaboração de um planejamento mais eficaz e que possa vir de
encontro as necessidades dos seus educandos (autistas):
- O professor tem a atenção do aluno antes de
serem dadas as instruções?
- A linguagem verbal utilizada é específica para
o nível de compreensão dos alunos?
- Os gestos estão acompanhados de instruções
verbais para ajudar o aluno a entender quando ele está com dificuldade de
compreensão?
- O aluno recebe informação suficiente para ser
capaz de completar uma tarefa o mais independente possível?
- A disposição e organização dos materiais ajuda
a transmitir instruções para os alunos?
- Os materiais são apresentados de maneira
organizada?
- Há excesso de materiais apresentados em
determinada hora?
- O aluno está recebendo a ajuda que precisa
para completar a tarefa com sucesso?
- As dicas escolhidas são específicas ao estilo
e nível de aprendizado do aluno?
- As dicas são dadas antes que o aluno responda
incorretamente?
- O posicionamento do professor foi estruturado
de forma que o aluno não perceba dicas não intencionais?
- O aluno está recebendo feedback claro sobre as
respostas ou sobre seu comportamento (conduta) adequado ou incorreto?
- As consequências e reforços são tornados
claros para o aluno? Elas seguem de imediato o comportamento trabalhado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário