Chamamos-lhe a Era Atómica, e por boaa razões; mas é possível que devêssemos ser lembrados pela nossa preocupação com a expansão em vez do excessivamente pequeno - por termos aspirado às alturas em vez de à profundidade - e que vivemos na Era das Palavras
B.F.Skinner, Verbal Communication, 1957
O Comportamento Verbal é o título de um livro escrito em 1957 por B.F.Skinner que estuda, maioritariamento em termos teóricos, o aspeto comportamental da comunicação verbal. O comportamento verbal tem como objetivo ensinar que através da comunicação a criança consegue o que quer e quando quer.
Operantes
O comportamento verbal é dividido em 4 operantes, onde cada um serve uma determinada função da comunicação.
Os operantes têm uma relação hierárquica, ou seja, determinados operantes só podem ser abordados depois de outros estarem dominados.
Ecóico
Ecóioco é a imitação de palavra a palavra, escrita ou falada. A capacidade de imitar é fundamental para a aprendizagem de outras capacidades relacionadas com a linguagem
Mands
Os Mands basema-se na motivação da criança e promovem o aumento da linguagem. Os Mands são goverbados por um estado de privação e a sua satisfação funciona como reforço positivo. Quando a criança sente alguma necessidade e vocaliza-a, se o seu desejo for atendido, irá aprender que este comportamento lhe dá acesso ao que quer.
Tacts
Os tacts têm a função de ensinar a identificar e nomear aspetos do ambiente como nomes, ações, adjetivos, pronomes, relações, etc. O reforço positivo é dado quando a criança nomeia corretamente mas, ao contrário dos mands, é um reforço arbitrário que pode ir desde um elogio a qualquer objeto ou atividade estimulante para aquela criança em particular.
Intraverbais
Intraverbais são a resposta verbal à linguagem de outra pessoa. Exemplos de intraverbais são preencher espaços em branco ou responder a questões-tipo ("O que é...", "Onde vamos...")
Evidências
Brevemente disponível
Informações retiradas de
www.autism-community.com
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