segunda-feira, 21 de setembro de 2015

VIVA A DIFERENÇA

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em 1998, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 3 de dezembro como dia internacional das pessoas com deficiência. O objetivo da comemoração é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão dos deficientes na sociedade.
Alex e Rafinha
Uma das lutas dessas pessoas, e de suas famílias, é pela educação inclusiva, ou seja, para que as escolas percebam e atendam suas necessidades especiais e promovam a aprendizagem e o desenvolvimento em salas de aulas comuns do sistema regular de ensino.
De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento  sobre a educação inclusiva, realizado em 1998 na Índia, um sistema educacional inclusivo deve reconhecer que todas as crianças podem aprender e precisa respeitar as diferenças entre elas de acordo com idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social e estado de saúde.
Depois de reconhecer as diferenças entre as crianças, o ensino inclusivo precisa transformar as escolas e sistemas de educação para possibilitar o atendimento das necessidades individuais de todos os alunos, com ou sem necessidade especial. A inclusão exige a utilização de métodos diferentes para as diferentes necessidades, capacidades e níveis de desenvolvimento individuais.
A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) desenvolve o Programa de Educação Inclusiva, que tem por objetivo capacitar professores para oferecer educação especial que inclua nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação.
Confira os links para os manuais do MEC de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado:
  • Pessoas com surdez
  • Deficiência física
  • Deficiência mental
  • Deficiência visual

Assista:
Acesse também

Nenhum comentário:

Postar um comentário