quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Personalidades

Temple Grandin

Temple Grandin nasceu em Boston a 29 de Agosto 1947. Foi diagnosticada com Autismo aos 2 anos de idade e por isso colocado numa escola de enfermeiras. O médico recomendou terapia de fala, tendo começado a falar aos 4 anos de idade.


Em 1970 concluiu o Bacharelado na Franklin Pierce College em Psicologia, em 1975 concluiu o Mestrado em Ciência Animal na Universidade do Estado do Arizona e doutorou-se na mesma área em 1989 pela Universidade de Illinóis.

Os seus anos mais difíceis foram durante o ensino básico e secundário pois, devido às dificuldades de comunicação, era ridicularizada pelos colegas. No entanto reconhece e agradece o apoio de todos os professores neste período.

Atualmete é professora de Ciência Animal na Universidade do Estado do Colorado, para além de ativista pelos direitos dos animais. As suas experiências de hipersensibilidade, medo e ansiedade, características comuns do Autismo, tornarm-na mais sensível ao modo desumano do processo como se tratam os animais. Dos seus estudos sobre o comportamento dos animais perante movimentos, luzes e objetos desenhou estrturas e equipamentos que diminuem a ansiedade e o medo, especialmente no matadouro.

Tempe Grandin é também uma das personalidades mais importantes para a divulgação e compreensão do Autismo. Quando falou pela primeira vez para uma audiência, na Conferência anual ASA, deu-se um importante ponto de viragem: pel primeira vez foi exposto o ponto de vista de alguém com Autismo. A sua prespetiva pessoal permitiu responder a várias perguntas feitas por pais incapazes de compreender muitos comportamentos dos seus filhos.

Temple Grandin fez parte das da Time 100, na categori Heróis, comoumdas 100 pessoas mais influentes d mundo.

Stephen Wiltshire

Stephen Wiltshire nasceu em Londres a 24 de Abril de 1974. É conhecido pela sua capacidade extraordinária de desenhar paisagens, até o seu mais ínfimo pormenor, depois de a ter visto apenas uma vez.


Foi diagosticado com Autismo aos 3 anos de idade. Aos 5 anos entrou na Escola Queensmil e demostrou interesse pelo desenho,o que foi incentivado pelos professores. Ainda mudo, os professores retiravam-lhe o material de desenho para o encorajar a falar. A sua primeira palavra, aos 5 anos, foi papel e aos 9 anos já conseguia falar por completo.

Os desenhos eram a sua forma de comunicação. O seu primeiro interesse, descrito como enciclopedico, foram carros americanos. Aos 7 anos de idade, começou a interessar-se por paisagens de prédios em Londres. Depois de ter visto imagens da devastação de terramotos num livro, começou a criar paisagens imaginárias com grande detalhe.

Stephen Wiltshire desenha de memória, com todos os pormenores, cidades que muitas vezes são vistas numa viagem de helicópetro, criando paisagens panorâmicas em telas enormes. Já desenhou cidades como Londres, Nova Iorque, Tóqui, Roma, Hong Kong, Frankfurt, Madrid, Jerusalém, entre outras.

Atualmente exerce a profissão de artista arquitetónico. Desde 2006 faz parte da Ordem do Império Britâico pelos seus serviços à arte. No mesmo ano abriu uma galeria permanente de arte na Royal Opera Arcade. Em 2008 foi considerada personalidade do ano, em 2011 um membro honrário da Sociedade de Ilustração Arquitetónica e em 2015, membro da Sociedade de Ilustração Arquitetónica Escocesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário