ATIVIDADES PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
A pessoa com baixa visão apresenta uma perda visual severa, que não pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico, nem com o uso de óculos convencionais. Entretanto, ela mantém um resíduo visual que é individual e sua capacidade de usá-lo não depende somente da acuidade ou da patologia.
Esse resíduo compreende uma extensa gama de possibilidades, variando de pessoa para pessoa, e seu uso pode estar restrito desde a apenas algumas atividades da vida diária até a utilização da leitura e escrita em tinta, com recursos especializados (ópticos não-ópticos e eletrônicos). A criança com baixa visão deve ser exposta o mais precocemente a brinquedos e objetos que estimulem seu resíduo visual com o aumento de contraste, com o uso de cores fortes e com ampliação no tamanho de objetos para facilitar a percepção visual. Coisas aparentemente bem simples mais que podem surtir um efeito altamente positivo. Cores fortes e contrastantes como o preto e o branco devem ser inseridas no mundo visual da pessoa com baixa visão, pois, ela precisará utilizar esta habilidade posteriormente para a leitura ampliada. Pensando em atividades a serem elaboradas para as crianças com baixa visão devemos pensar que a exploração visão se faz imprescindível e extremamente necessária: E devemos facilitar esta aquisição primeiramente antes de introduzir a leitura. Veja abaixo um modelo de atividade a ser utilizada para a aprendizagem dos números e quantidades.
QUADRO FEITO COM EVA AMARELO, COM 5 COLUNAS E 4 LINHAS .
1ª LINHA: DEVERÁ SER COLOCADO 5 QUADRADROS PRETOS COM BOTÕES OU QUALQUER OUTRO OBJETO PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE ( do 1 ao 5 )
2ª LINHA: 5 QUADRADOS BRANCOS COM NÚMEROS PRETOS;
3ª LINHA: 5 QUADFRADOS PRETOS COM NÚMEROS BRANCOS.
4ª LINHA: 5 QUADRADOS PRETOS E CINCO RETANGULOS BRANCOS COM A O NOME DOS NÚMEROS EM LETRA DE FORMA ESCRITAS COM CANETÃO PRETO.
CADA QUADRADO DEVERÁ TER UM VELCRO EM SEU VERSO PARA QUE O ALUNO POSSA COLOCAR OS NÚMEROS E SEUS RESPECTIVOS NOMES.
QUADRO FEITO COM EVA PRETO (quando o objeto a ser utilizado for branco)
PARA TRABALHAR QUANTIDADE E NÚMEROS DEVEREMOS UTILIZAR OBJETOS DO COTIDIANO DO ALUNO (nesta atividade usei copos descartáveis)PRIMEIRAMENTE TRABALHAMOS A QUANTIDADE ASSOCIADA AOS NÚMEROS E DEPOIS A QUANTIDADE ASSOCIADA AOS NOMES DOS NÚMEROs (não esquecendo que os números e seus respectivos nomes deverão estar em negrito).
Nenhum comentário:
Postar um comentário