Pesquisas mostram que 0,5% a 17% da população
mundial, apresenta sintomas do transtorno
de aprendizagem.
Mas como saber de fato a real condição do aluno
que apresenta dificuldade para aprender?
É sabido também que as instituições em sua
maioria não contratam profissionais
capacitados para atender as necessidades
específicas dessa realidade em sala de aula.
que apresenta dificuldade para aprender?
É sabido também que as instituições em sua
maioria não contratam profissionais
capacitados para atender as necessidades
específicas dessa realidade em sala de aula.
Pensando nessa problemática que os
professores enfrentam, a Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou,
junto com o Instituto ABCD, uma
plataforma para capacitação de professores,
online e gratuito, sobre a Dislexia.
professores enfrentam, a Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou,
junto com o Instituto ABCD, uma
plataforma para capacitação de professores,
online e gratuito, sobre a Dislexia.
O curso tem como principal objetivo capacitar
os educadores a identificarem os sintomas da
dislexia e a ensinar o que deve ser feito, oferecendo subsídios e técnicas para um ensino efetivo
com resultados positivos. Sabendo como proceder, o educador mostra ao aluno como ele pode
lidar com sua limitações específicas, gerando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
os educadores a identificarem os sintomas da
dislexia e a ensinar o que deve ser feito, oferecendo subsídios e técnicas para um ensino efetivo
com resultados positivos. Sabendo como proceder, o educador mostra ao aluno como ele pode
lidar com sua limitações específicas, gerando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
No curso, a plataforma apresenta os seguintes temas:
1- O que é dislexia, 2- Qual a sensação de ter dislexia, 3- O que causa a dislexia ,
4- O desenvolvimento da leitura, 5- O cérebro e a linguagem, 6- Processamento da linguagem,
7- Fases da leitura, 8- Resumo, 9- Compreensão, 10- Dificuldades na leitura,
11- Outras dificuldades de leitura.
4- O desenvolvimento da leitura, 5- O cérebro e a linguagem, 6- Processamento da linguagem,
7- Fases da leitura, 8- Resumo, 9- Compreensão, 10- Dificuldades na leitura,
11- Outras dificuldades de leitura.
A UFMG, em parceria com o Instituto ABCD, elaborou o curso a partir da versão criada
pela Dyslexia Internacional, que é uma organização sem fins lucrativos que dá treinamentos
para professores, assegurando que a alfabetização é possível e efetiva na sala de aula.
pela Dyslexia Internacional, que é uma organização sem fins lucrativos que dá treinamentos
para professores, assegurando que a alfabetização é possível e efetiva na sala de aula.
Para o curso, acesse o site Dislexia Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário