Preparação, encaminhamento e avaliação
são passos imprescindíveis para um
encontro eficiente, capaz de fortalecer
os vínculos entre educadores e familiares
Todo educador sabe que é um desafio conduzir uma reunião de pais proveitosa.
Afinal, os familiares chegam a esse tipo de encontro com muita expectativa para
saber sobre os filhos, o que pode resultar em discussões a respeito de problemas
individuais e afastar o debate da pauta organizada. Para evitar armadilhas como
essa, é preciso começar a preparação bem antes da data prevista para a
realização do encontro.
Se bem planejadas, as reuniões de pais ajudam a estabelecer um diálogo produtivo
com as famílias e levantar informações que podem ser úteis na organização
da rotina na creche. Essa troca de ideias também faz bem aos familiares,
pois eles conseguem entender como as propostas de trabalho desenvolvem
as habilidades de seu bebê e ampliam as experiências deles. "Quando os
responsáveis pela Educação da criança em casa e na escola conversam, têm mais elementos para entendê-la e apoiá-la", diz Janaina Maudonnet, professora da
especialização em Educação Infantil da Faculdade Sumaré, em São Paulo.
Para que as reuniões deem certo, elas devem contemplar três etapas,
apresentadas a seguir.
da rotina na creche. Essa troca de ideias também faz bem aos familiares,
pois eles conseguem entender como as propostas de trabalho desenvolvem
as habilidades de seu bebê e ampliam as experiências deles. "Quando os
responsáveis pela Educação da criança em casa e na escola conversam, têm mais elementos para entendê-la e apoiá-la", diz Janaina Maudonnet, professora da
especialização em Educação Infantil da Faculdade Sumaré, em São Paulo.
Para que as reuniões deem certo, elas devem contemplar três etapas,
apresentadas a seguir.
Preparação
A organização do encontro deve ser feita em parceria com a coordenação
pedagógica (leia o plano de trabalho). Ele deve ter objetivos claros e seguir
uma programação predeterminada. Reuniões extensas e com pautas confusas
afastam os pais da escola. "Assim como os educadores reclamam de encontros
de formação que não levam a lugar nenhum, os pais sentem que perderam tempo
quando não conseguem aproveitar as reuniões", diz Elizabete Godoy, formadora
do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, em São Paulo. O repasse de
informes, por exemplo, pode ser feito por escrito.
pedagógica (leia o plano de trabalho). Ele deve ter objetivos claros e seguir
uma programação predeterminada. Reuniões extensas e com pautas confusas
afastam os pais da escola. "Assim como os educadores reclamam de encontros
de formação que não levam a lugar nenhum, os pais sentem que perderam tempo
quando não conseguem aproveitar as reuniões", diz Elizabete Godoy, formadora
do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, em São Paulo. O repasse de
informes, por exemplo, pode ser feito por escrito.
É preciso definir, com bastante antecedência, a data das reunião e a forma de
divulgá-la. O aviso pode ser feito por meio de indicações no calendário entregue
no início do ano, de cartazes, bilhetes na agenda, e-mails, telefonemas e
pessoalmente. Quanto mais canais de comunicação forem estabelecidos,
melhor. Também é importante pensar em soluções para quem não tem com
quem deixar as crianças. Uma saída é organizar um espaço onde elas possam
ser recebidas durante o encontro - um funcionário deve ser destacado para
cuidar delas.
divulgá-la. O aviso pode ser feito por meio de indicações no calendário entregue
no início do ano, de cartazes, bilhetes na agenda, e-mails, telefonemas e
pessoalmente. Quanto mais canais de comunicação forem estabelecidos,
melhor. Também é importante pensar em soluções para quem não tem com
quem deixar as crianças. Uma saída é organizar um espaço onde elas possam
ser recebidas durante o encontro - um funcionário deve ser destacado para
cuidar delas.
A participação de outros parentes próximos ao pequeno deve ser estimulada
quando a presença dos pais não é possível. "É fundamental que a pessoa
conviva cotidianamente com o bebê e o conheça, o que permite a ela fazer
intervenções durante a reunião", explica Maria Letícia Nascimento, professora
da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Outra
providência é escolher um horário que não seja proibitivo para os responsáveis.
O ideal é reservar o período da noite ou os sábados.
quando a presença dos pais não é possível. "É fundamental que a pessoa
conviva cotidianamente com o bebê e o conheça, o que permite a ela fazer
intervenções durante a reunião", explica Maria Letícia Nascimento, professora
da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Outra
providência é escolher um horário que não seja proibitivo para os responsáveis.
O ideal é reservar o período da noite ou os sábados.
- 1Preparação da reunião
- 2Encaminhamento
- 3Avaliação do encontro
- Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/tres-etapas-boa-reuniao-pais-639051.shtml?page=2
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