O número, de acordo com Piaget, é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos. Uma é a ORDEM e outra é a INCLUSÃO HIERÁRQUICA.
O que Piaget entendia por ORDEM todos os professores de crianças pequenas podem observar como a tendência, comum entre as crianças, de contar o mesmo objeto mais de uma vez. Por exemplo, quando se dão oito objetos a uma criança capaz de recitar “um, dois, três, quatro…” corretamente até dez, pode ser que ela termine de contar garantindo que há dez objetos. Esta tendência mostra que a criança não sente a necessidade lógica de colocar os objetos numa determinada ordem para assegurar-se de que não salta nenhum nem conta o mesmo objeto duas vezes. Só podemos nos assegurar de que não deixamos de contar nenhum objeto, ou de que não repetimos nenhum, se os colocarmos em ordem. Contudo, não é necessário que a criança coloque os objetos literalmente numa ordem espacial para arranjá-los numa relação organizada. O importante é que possa ordená-los mentalmente.
Se a ordenação fosse a única operação mental da criança sobre os objetos, estes não poderiam ser quantificados, uma vez que a criança os considera apenas um de cada vez, em vez de um grupo de muitos ao mesmo tempo.

Gostou? Quer aprender mais sobre a relação entre a teoria de Piaget e a aprendizagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário