quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A importância dos Avós na vida dos netos

A importância dos Avós na vida dos netos
Meus avós…Meus amores…Grande doce pedaço da minha infância e da minha vida! Como é bom termos o privilégio de conviver com nossos avós. Como essa convivência é importante para a vida dos nossos pequenos. Sei que infelizmente não são todos que tem esse privilégio pelo fato dos avós já terem partido dessa vida. Mas para as crianças que tem essa possibilidade penso que devemos incentivar essa convivência para que cresçam com esse amor tão delicioso na memória!
Escuto sempre minha mãe falar que é mil vezes mais gostoso ser avó do que ser mãe, e meu pai concorda! Minha sogra também já falou isso várias vezes. Por isso, parei para pensar nesse assunto outro dia. Acho realmente que faz todo o sentido vejam bem:
Avós não tem responsabilidade de educar, parte mais difícil de ser pai e mãe, fazendo com que a relação com os netos seja mais leve e prazerosa do que com os filhos, avós não tem o dever da rotina, que acaba nos estressando demais devido a correria do dia a dia com as crianças, avós aparecem quando tem vontade, fazendo com que o tempo com os netos seja só alegria e prazer, avós podem dar o doce ou o presente que quiser para eles pois avós não sentem a culpa que os pais sentem…entre tantas outras coisas.
Na verdade penso que como eles já passaram pela experiência de ser pais, tem mais leveza, mais tranquilidade e mais sabedoria na relação com os netos!
Dessa maneira se os seus filhos tem possibilidade de conviver com os avós faça essa convivência acontecer! Mesmo que você não tenha uma ótima relação com seus pais ou sogros, deixe seus filhos se relacionarem com eles pois é uma relação muito importante tanto para as crianças, quanto para os avós.
Segue meu depoimento sobre minha despedida dos meus avós, que me inspirou a escrever esse post! Espero que desperte em todos muito amor e vontade de fazer essa convivência acontecer!
Depoimento escrito em janeiro de 2014
“Estou passando por um importante aprendizado na minha vida! Sempre tive verdadeira paixão pelos meus avós! Tive os 4 até os meus 27 anos. No meu casamento os 4 estavam presentes e eu só pensava, que benção! Quando meu avô tão amado por parte de mãe, que sempre esteve extremamente presente na minha vida faleceu, eu comecei a vivenciar o início de um longo aprendizado.
Os três outros viram meus dois filhos nascerem, e tenho maravilhosas recordações de momentos que reuniram 4 gerações!
Há 1 ano e meio, meu avô por parte de Pai aos seus 96 anos, cheio de saúde e lucidez plena, partiu deixando um buraco enorme em uma família que ele comandava com muito amor!
A nossa maior preocupação na época, foi com a minha vó que viveu 63 anos ao seu lado!
Eu dizia para ela: – Vó ele está bem descansou! E ela falava para mim: – Minha filha 63 anos juntos você sabe o que é isso? E eu realmente olhava para minha pequena vida de 33 anos e pensava: Realmente não tenho idéia do que seja isso.
A melhor forma que encontrei para ajudá-la foi conversar com ela, deixar ela contar suas histórias e eu escutar feliz suas gargalhadas!
Bom, no fim de 2013 após uma deliciosa visita na casa da minha vó onde ela como sempre falou muito do meu vô e ficou feliz de me ver e ver meus filhos, ela resolveu partir durante a madrugada seguinte da noite da visita! Partiu tranquila como um passarinho!
Foi rápido demais, suas risadas do dia anterior ainda ecoavam dentro do meu coração!
E é esse momento que eu vivo agora ,de aprender a me despedir, me despedir da presença física de pessoas tão importantes na minha vida e que serviram de exemplo para a minha história!
Meus avós viviam na mesma casa praticamente desde que se casaram, ou seja, 63 anos. E parece que minha avó me repete o que falou sobre meu avô: – Foram 63 anos na mesma casa, você sabe o que é isso minha filha?
Hoje estive lá na casa dos meus avós até porque para me despedir deles tenho que me despedir daquele lugar!
A despedida é dolorosa porém necessária! Chorei muito ao sair pois assim que a porta bateu atrás de mim, percebi que um capítulo se encerrou na minha vida, meus avós por parte de pai partiram!
Entretanto depois comecei a pensar em tudo o que deixaram… Quantas recordações, quanto amor, quanta coisa aprendi com eles ali naquela casa!
Quanta simplicidade, quanta honestidade e com quanta força de vontade vi meus avós viverem a vida deles!
E esse, é o último ensinamento que eles estão me dando, que o amor e o valor de família é o que o ser humano deixa de mais precioso para os que ficam!
E é dessa maneira que eles se eternizam na minha vida e no meu coração!
Graças a Deus ainda tenho o privilégio de conviver minha vó por parte de mãe! Vou curtir sua presença cada minuto que estiver ao seu lado!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário