Alunos surdocego:
Eles podem apoiar em atividades extras salas.
No caso da inclusão do surdocego na rede regular a Lei 10.098/2000, artigo 18,
garante que: “[...] o poder público programará a formação de profissionais
intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes
[...]” O guia-intérprete exerce a função de tradutor da fala para Libras
táteis, adaptação do material para o sistema Braille e para alto-relevo,
tradução do sistema Braille para tinta (impresso) para que a professora regente
possa corrigir e acompanhar o desempenho
do surdocego. Além destas funções, durante a produção de textos o
guia-intérprete apresenta para o aluno possibilidades de temas a serem
desenvolvidos.
No AEE, é muito importante o
registro, a planificação dos atendimentos e o acompanhamento da pessoa com
surdocegueira e deficiência múltipla, para o seguimento das estratégias de
ensino e construção do portfólio individual dos alunos.
Eles variam segundo a criatividade do
professor de AEE e os seus objetivos de trabalho. Nas folhas seguintes, algumas
sugestões são apresentadas para os professores do Atendimento Educacional
Especializado- AEE e aos professores da sala de aula comum. Os instrumentos
foram organizados no formato de mapa conceitual para favorecer a compreensão
dos passos a serem seguidos, bem como os registros para organização do
portfólio dos alunos.
A interface do professor do AEE com
a escola comum visa a compartilhar informações, orientações e a realizar a
avaliação conjunta das necessidades do aluno e das adequações específicas para
os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla. As salas de aula e o
ensino comum em si mesmo apresentam diversos desafios para os alunos com
surdocegueira e com deficiência múltipla. Os professores que conhecem as
características do ambiente educacional podem identificá-las, promovendo as
adequações que ajudarão a participação desses alunos na turma Tecnologia
Assistiva
Tecnologia Assistiva é uma área do
conhecimento, com característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT-Comitê Brasileiro de
Tecnologia Assistiva- Dezembro, 2007).
Os
objetivos da Tecnologia Assistiva são:
•
Independência
•
Qualidade de Vida e inclusão social
•
Ampliar a comunicação
•
Ampliar a mobilidade
• Ter
controle do ambiente
• Dar
apoio nas Habilidades para o Trabalho
Abraços
carinhosos,
Conceição.
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