Ser mãe é admirar e ter orgulho de sua (seu)
filha (o):
Como professora da Educação
Inclusiva, vejo o carinho e a dedicação dos pais de crianças atípicas, eles
sentem orgulho, ate com um sorriso de seus anjos.
Além de ser educadora inclusiva,
sou mãe de uma filha (Tauanna Jessica Leite Rocha), de 26 anos como já falei em
meu perfil, educadora por opção, nunca influenciei em sua escolha, partiu dela
escolher a profissão (professora), e seu trabalho a cada dia toma caminhos
inovadores e muita dedicação em tudo que faz. Hoje ela trabalha com crianças do
primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Dom Cavati, Minas Gerais, e faz
um trabalho brilhante e graças a Deus reconhecido pelos pais de seus alunos.
Hoje deparei com ela toda emocionada por receber um pequeno elogio de uma mãe
de um ex-aluno. Isso faz muito bem para ela e para a sua mãe que de alguna
maneira influenciou em sua carreira. Irei postar uma sequencia didática feita
por esta professora tão dedicada, que é minha linda filha, sei que não fala de
educação Inclusiva, mas fala do amor de uma mãe por uma filha, que superou
muitos desafios e se tornou uma educadora apaixonada pelo seu trabalho e diante
de perguntas e observações feitas por ela sobre o meu trabalho acredito que
futuramente irá se tornar educadora Inclusiva e seguir o mesmo caminho da mãe.
Pois vejo o seu carinho e amor dedicado a crianças atípicas.
Filha você é meu orgulho, minha
razão de viver, minha vida, meu tudo, quando vejo o fruto de seu trabalho
agradeço muito a DEUS, por ter uma
filha maravilhosa. E percebo que não preciso de muito para ser feliz, tenho
tudo. Peço muito a Deus que dê força para os pais de meus alunos que sentem
orgulho de serem pais de anjos atípicos, que não dão para eles o orgulho que
minha filha me oportuniza pela sua dedicação como mãe, filha, esposa, amiga,
companheira e profissional, mas pelo orgulho de ter filhos com NEE, mas que é capaz de
mudar uma vida, uma escola, uma família, enfim que faz parte de seu convívio.
Hoje posso falar para todos que tiverem oportunidade de ler estas palavras,
como educadora inclusiva tem minha vida antes e depois de conhecer o contexto
da EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
vejo tudo com mais facilidade, com mais animo e com muito mais alegria no
coração.
ORGULHO DE SER MÃE DA
PROFESSORA TAUANNA JESSICA LEITE ROCHA E DE SER PROFESSORA DE CRIANÇAS COM NEE.
Plano
de Prática Pedagógica
Série:
1º
ano do ciclo de alfabetização
Professora:
Tauanna
Jéssica
Data:
Escola
Municipal
Alverino Moreira Chaves
Rotina
Diária: Música, Oração e Chamada.
Língua
Portuguesa
Eixos:
Eixo 1: Compreensão e valorização da cultura escrita
Eixo 2: Análise
Lingüística: apropriação do sistema de escrita alfabética
Eixo 4: Leitura
Eixo 6: Oralidade
Capacidades:
1.2- Desenvolver
capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes contextos sociais.
2.1- Compreender
diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
2.2- Reconhecer e
nomear letras do alfabeto.
2.3- Diferenciar letras
de números e outros símbolos.
2.12- Perceber que as
vogais estão presentes em todas as silabas.
3.4- Antecipar sentidos
e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor ou pelas crianças.
3.9- Realizar
inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas lidos pelo professor.
5.1- Participar de
interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
Estratégias:
·
Proporcionar aos alunos o contato com
diferentes gêneros e suportes de textos escritos.
·
Ler em voz alta para os alunos poemas,
fábulas, contos e outros.
·
Fazer com que aprendam a sequencia do
alfabeto.
·
Diferenciar letras de números e outros
símbolos presentes no dia-a-dia.
·
Buscar que aprendam as famílias
silábicas para que possam aprender a ler pequenas palavras.
·
Fazer com que aprendam as letras
iniciais das figuras.
·
Aprendam letra inicial, do meio e final.
Detalhamento:
·
Realizar atividades em que os alunos
escrevam a sílaba que falta no início, no meio ou no fim das palavras
conhecidas.
·
Trabalhar vários gêneros textuais.
·
Atividades trabalhando a sequencia do
alfabeto com letras faltosas.
·
Atividades iniciando as famílias
silábicas como: ditado recortado, somando silabas, caça palavras e outros.
Avaliação:
Fazer com que os alunos
aprendam e não somente memorize as letras e o seu nome. O aluno será avaliado
pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.
Matemática
Eixos:
Eixo 1- Espaço e forma
Eixo 3- Números e
operações
Capacidades:
1.5- Perceber o próprio
corpo, sua forma, suas dimensões e sua relação com o espaço físico.
1.6- Identificar,
descrever e comparar padrões (por exemplo: blocos lógicos) usando uma grande
variedade de atributos como: tamanho, forma, espessura e cor.
3.1- Utilizar critérios
de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de quantidades.
3.3- Relacionar a
história matemática na construção do número e sua importância no contexto
social.
3.4- Reconhecer números
naturais e decimais em diversas situações (jornais, filmes e comércio, etc).
Estratégias:
·
Ensinar as crianças os números.
·
Ensinar a contar e a ordenar os números.
·
Mostrar que os números estão presentes
no nosso dia-a-dia.
·
Ensinar o nome dos números.
·
Trabalhar conceitos matemáticos como:
pequeno e grande, alto e baixo, cheio e vazio, grosso e fino, frente e atrás,
mais e menos, esquerda e direita, estreito e largo, etc.
·
Trabalhar formas geométricas com seus
respectivos nomes.
·
Trabalhar adição e subtração.
Detalhamento:
·
Atividades como: quantidade e números.
·
Nomes dos números.
·
Contar e registrar.
·
Complete.
·
Numerando quantidades.
·
Pontilhado dos números.
·
Atividades trabalhando formas geométricas.
·
Conceitos matemáticos.
Avaliação:
Fazer com que os alunos
aprendam e não somente memorize os números. O aluno será avaliado pela
participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.
Ciências
Eixos:
Eixo 1: Ambiente e vida
Capacidades:
1.1- Construir
conceitos iniciais de meio ambiente, identificando e registrando as semelhanças
e diferenças entre os diversos ambientes.
Estratégias:
Reconhecer que o
ambiente é composto por seres vivos e seres não vivos.
Relacionar a
diversidade de ambientes com a diversidade de seres vivos, reconhecendo as
características que os capacitam a viver nesses ambientes.
Detalhamento:
·
Os animais e os seus diversos tipos
·
As plantas
Avaliação:
Fazer com que os alunos
aprendam e não somente memorize. O aluno será avaliado pela participação e
interação nas atividades presentes em sala de aula.
Geografia
Eixos:
Eixo1- Geografia do cotidiano
Capacidades:
Observar e identificar as semelhanças e diferenças
da organização dos espaços vividos.
Identificar as características que diferenciam os
espaços rurais e urbanos.
Estratégias:
·
Meios de transportes e comunicação
Detalhamento:
·
Atividades trabalhando o tema abordado.
Avaliação:
O aluno será avaliado
pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.
História
Eixos:
Tempo histórico
Capacidades:
Diferenciar os períodos
de tempo relativos a:
Manhã/tarde/noite/dia e
semana/ semana e mês/mês e ano.
Detalhamento:
·
Noções de tempo: sucessão e duração.
·
Transformações do cotidiano em
diferentes épocas (estações do ano).
Avaliação:
O aluno será avaliado
pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.
Artes
Eixo:
Eixo 1- Artes visuais
Capacidade:
Experimentar,
selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas a fim
de se expressar e se comunicar em artes visuais.
Estratégias:
·
Trabalhar as artes visuais em sala de
aula para que o aluno conheça mais sobre as mesmas.
Detalhamento:
·
Estudo das cores (cores primárias,
secundárias, terciárias, cores frias e cores quentes), suas diversas
representações presentes na natureza.
·
Seleção, manipulação e utilização de:
·
Suportes: referências
bibliográficas, visuais e audiovisuais.
·
Materiais: papéis,
tecidos, metais, plásticos, pincéis, lápis, giz de cera, tintas, sucatas e
outros.
·
Técnicas artísticas:
·
Desenho (lápis de cera, sobre lixa e
impressão de folhas).
·
Pintura (com rolos, peneira, barbante,
papel dobrado e outros)
·
Colagens (com papel, fitas, sementes, pó
de serragem, vidros, areia e outros).
·
Dobraduras.
·
Recortes.
Avaliação:
O aluno será avaliado
pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário