sexta-feira, 5 de junho de 2015

Relato de uma mãe: Orgulho de ser mãe.

Ser mãe é admirar e ter orgulho de sua (seu) filha (o):

Como professora da Educação Inclusiva, vejo o carinho e a dedicação dos pais de crianças atípicas, eles sentem orgulho, ate com um sorriso de seus anjos. 
Além de ser educadora inclusiva, sou mãe de uma filha (Tauanna Jessica Leite Rocha), de 26 anos como já falei em meu perfil, educadora por opção, nunca influenciei em sua escolha, partiu dela escolher a profissão (professora), e seu trabalho a cada dia toma caminhos inovadores e muita dedicação em tudo que faz. Hoje ela trabalha com crianças do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Dom Cavati, Minas Gerais, e faz um trabalho brilhante e graças a Deus reconhecido pelos pais de seus alunos. Hoje deparei com ela toda emocionada por receber um pequeno elogio de uma mãe de um ex-aluno. Isso faz muito bem para ela e para a sua mãe que de alguna maneira influenciou em sua carreira. Irei postar uma sequencia didática feita por esta professora tão dedicada, que é minha linda filha, sei que não fala de educação Inclusiva, mas fala do amor de uma mãe por uma filha, que superou muitos desafios e se tornou uma educadora apaixonada pelo seu trabalho e diante de perguntas e observações feitas por ela sobre o meu trabalho acredito que futuramente irá se tornar educadora Inclusiva e seguir o mesmo caminho da mãe. Pois vejo o seu carinho e amor dedicado a crianças atípicas.   
Filha você é meu orgulho, minha razão de viver, minha vida, meu tudo, quando vejo o fruto de seu trabalho agradeço muito a DEUS, por ter uma filha maravilhosa. E percebo que não preciso de muito para ser feliz, tenho tudo. Peço muito a Deus que dê força para os pais de meus alunos que sentem orgulho de serem pais de anjos atípicos, que não dão para eles o orgulho que minha filha me oportuniza pela sua dedicação como mãe, filha, esposa, amiga, companheira e profissional, mas pelo orgulho de ter filhos com NEE, mas que é capaz de mudar uma vida, uma escola, uma família, enfim que faz parte de seu convívio. Hoje posso falar para todos que tiverem oportunidade de ler estas palavras, como educadora inclusiva tem minha vida antes e depois de conhecer o contexto da EDUCAÇÃO INCLUSIVA, vejo tudo com mais facilidade, com mais animo e com muito mais alegria no coração.
ORGULHO DE SER MÃE DA PROFESSORA TAUANNA JESSICA LEITE ROCHA E DE SER PROFESSORA DE CRIANÇAS COM NEE.
Plano de Prática Pedagógica
Série: 1º ano do ciclo de alfabetização
Professora: Tauanna Jéssica
Data:
Escola Municipal Alverino Moreira Chaves
Rotina Diária: Música, Oração e Chamada.

Língua Portuguesa
Eixos:
Eixo 1: Compreensão e valorização da cultura escrita
Eixo 2: Análise Lingüística: apropriação do sistema de escrita alfabética
Eixo 4: Leitura
Eixo 6: Oralidade

Capacidades:
1.2- Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes contextos sociais.
2.1- Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
2.2- Reconhecer e nomear letras do alfabeto.
2.3- Diferenciar letras de números e outros símbolos.
2.12- Perceber que as vogais estão presentes em todas as silabas.
3.4- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
3.9- Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas lidos pelo professor.
5.1- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

Estratégias:
·         Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros e suportes de textos escritos.
·         Ler em voz alta para os alunos poemas, fábulas, contos e outros.
·         Fazer com que aprendam a sequencia do alfabeto.
·         Diferenciar letras de números e outros símbolos presentes no dia-a-dia.
·         Buscar que aprendam as famílias silábicas para que possam aprender a ler pequenas palavras.
·         Fazer com que aprendam as letras iniciais das figuras.
·         Aprendam letra inicial, do meio e final.

Detalhamento:
·         Realizar atividades em que os alunos escrevam a sílaba que falta no início, no meio ou no fim das palavras conhecidas.
·         Trabalhar vários gêneros textuais.
·         Atividades trabalhando a sequencia do alfabeto com letras faltosas.
·         Atividades iniciando as famílias silábicas como: ditado recortado, somando silabas, caça palavras e outros.
Avaliação:
Fazer com que os alunos aprendam e não somente memorize as letras e o seu nome. O aluno será avaliado pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.

Matemática
Eixos:
Eixo 1- Espaço e forma
Eixo 3- Números e operações

Capacidades:
1.5- Perceber o próprio corpo, sua forma, suas dimensões e sua relação com o espaço físico.
1.6- Identificar, descrever e comparar padrões (por exemplo: blocos lógicos) usando uma grande variedade de atributos como: tamanho, forma, espessura e cor.
3.1- Utilizar critérios de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de quantidades.
3.3- Relacionar a história matemática na construção do número e sua importância no contexto social.
3.4- Reconhecer números naturais e decimais em diversas situações (jornais, filmes e comércio, etc).

Estratégias:
·         Ensinar as crianças os números.
·         Ensinar a contar e a ordenar os números.
·         Mostrar que os números estão presentes no nosso dia-a-dia.
·         Ensinar o nome dos números.
·         Trabalhar conceitos matemáticos como: pequeno e grande, alto e baixo, cheio e vazio, grosso e fino, frente e atrás, mais e menos, esquerda e direita, estreito e largo, etc.
·         Trabalhar formas geométricas com seus respectivos nomes.
·         Trabalhar adição e subtração.

Detalhamento:
·         Atividades como: quantidade e números.
·         Nomes dos números.
·         Contar e registrar.
·         Complete.
·         Numerando quantidades.
·         Pontilhado dos números.
·         Atividades trabalhando formas geométricas.
·         Conceitos matemáticos.

Avaliação:
Fazer com que os alunos aprendam e não somente memorize os números. O aluno será avaliado pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.

Ciências
Eixos:
Eixo 1: Ambiente e vida

Capacidades:

1.1- Construir conceitos iniciais de meio ambiente, identificando e registrando as semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes.

Estratégias:
Reconhecer que o ambiente é composto por seres vivos e seres não vivos.
Relacionar a diversidade de ambientes com a diversidade de seres vivos, reconhecendo as características que os capacitam a viver nesses ambientes.

Detalhamento:
·         Os animais e os seus diversos tipos
·         As plantas

Avaliação:
Fazer com que os alunos aprendam e não somente memorize. O aluno será avaliado pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.


Geografia
Eixos:
Eixo1- Geografia do cotidiano

Capacidades:
Observar e identificar as semelhanças e diferenças da organização dos espaços vividos.
Identificar as características que diferenciam os espaços rurais e urbanos.

Estratégias:
·         Meios de transportes e comunicação

Detalhamento:
·         Atividades trabalhando o tema abordado.

Avaliação:
O aluno será avaliado pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.


História
Eixos:
Tempo histórico
Capacidades:
Diferenciar os períodos de tempo relativos a:
Manhã/tarde/noite/dia e semana/ semana e mês/mês e ano.
Detalhamento:
·         Noções de tempo: sucessão e duração.
·         Transformações do cotidiano em diferentes épocas (estações do ano).
Avaliação:
O aluno será avaliado pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.

Artes
Eixo:
Eixo 1- Artes visuais

Capacidade:
Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar em artes visuais.

Estratégias:
·         Trabalhar as artes visuais em sala de aula para que o aluno conheça mais sobre as mesmas.

Detalhamento:
·         Estudo das cores (cores primárias, secundárias, terciárias, cores frias e cores quentes), suas diversas representações presentes na natureza.
·         Seleção, manipulação e utilização de:

·         Suportes: referências bibliográficas, visuais e audiovisuais.

·         Materiais: papéis, tecidos, metais, plásticos, pincéis, lápis, giz de cera, tintas, sucatas e outros.

·         Técnicas artísticas:
·         Desenho (lápis de cera, sobre lixa e impressão de folhas).
·         Pintura (com rolos, peneira, barbante, papel dobrado e outros)
·         Colagens (com papel, fitas, sementes, pó de serragem, vidros, areia e outros).
·         Dobraduras.
·         Recortes.

Avaliação:
O aluno será avaliado pela participação e interação nas atividades presentes em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário