sexta-feira, 5 de junho de 2015

O PAPEL DO GUIA-INTERPRETE NA INCLUSÃO DO ALUNO SURSOCEGO.

      O papel do guia-intérprete e de instrutor mediador, para guiar, interpretar e mediar à comunicação. Eles podem apoiar em atividades extras salas. No caso da inclusão do surdocego na rede regular a Lei 10.098/2000, artigo 18, garante que: “[...] o poder público programará a formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes [...]” O guia-intérprete exerce a função de tradutor da fala para Libras táteis, adaptação do material para o sistema Braille e para alto-relevo, tradução do sistema Braille para tinta (impresso) para que a professora regente possa corrigir e  acompanhar o desempenho do surdocego. Além destas funções, durante a produção de textos o guia-intérprete apresenta para o aluno possibilidades de temas a serem desenvolvidos.
          No AEE, é muito importante o registro, a planificação dos atendimentos e o acompanhamento da pessoa com surdocegueira e deficiência múltipla, para o seguimento das estratégias de ensino e construção do portfólio individual dos alunos.
          Eles variam segundo a criatividade do professor de AEE e os seus objetivos de trabalho. Nas folhas seguintes, algumas sugestões são apresentadas para os professores do Atendimento Educacional Especializado- AEE e aos professores da sala de aula comum. Os instrumentos foram organizados no formato de mapa conceitual para favorecer a compreensão dos passos a serem seguidos, bem como os registros para organização do portfólio dos alunos.
           A interface do professor do AEE com a escola comum visa a compartilhar informações, orientações e a realizar a avaliação conjunta das necessidades do aluno e das adequações específicas para os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla. As salas de aula e o ensino comum em si mesmo apresentam diversos desafios para os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla. Os professores que conhecem as características do ambiente educacional podem identificá-las, promovendo as adequações que ajudarão a participação desses alunos na turma Tecnologia Assistiva
          Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, com característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT-Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva- Dezembro, 2007).
Os objetivos da Tecnologia Assistiva são:
• Independência
• Qualidade de Vida e inclusão social
• Ampliar a comunicação
• Ampliar a mobilidade
• Ter controle do ambiente

• Dar apoio nas Habilidades para o Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário