Tema: linhas assanhadas e seus desafios.
Publico alvo: Educandos da Sala de Recursos Multifuncionais
Área de conhecimento: Desenvolvimento cognitivo
Duração: 3 semanas
Responsável: Professora Conceição Ferreira Leite
JUSTIFICATIVA:
A geometria é um estudo matemática no qual linhas, formas e construções são completadas. Construções são os métodos através dos quais as linhas e formas são formadas em estudos geométricos. Dentre os tipos de construções em geometria, há também as linhas assanhadas. Essas são as linhas que possuem a mesma direção e que nunca se cruzam.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar com a linha assanhada diversas figuras demonstrando sua criatividade e desenvolvendo a coordenação motora dos alunos que frequentam as salas de recursos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Compreender que alinha é um elemento fundamental na construção de vários desenhos e figuras geométricas;
Trabalhar com a linguagem artística que pode utilizar além da linha, o plano, a luz, a sombra e a sua composição;
Reconhecer quais são as características que os alunos percebem nas linhas;
Identificar como as linhas parecem dispostas onde conseguimos percebê-las;
RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS:
Papel sulfite, giz de cera, linhas varias cores, cola, lápis, canetinha, cartolina.
AREAS DE CONHECIMENTO:
Matemática, Português, Linguagem Visual e coordenação motora.
METODOLOGIA:
Atividade pratica; Você já pensou o que é uma linha no desenho? Já se detiveram em olhar um novelo de lã, os fios de luz nos postes nas cidades, os fios de seu cabelo? Você percebeu que estas formas podem ser representadas através de linhas compostas de diferentes maneiras?
Escolha um objeto em que se evidencia a linha, cordão, grade, fio elétrico, macarrão etc. Após a escolha do objeto, faça a primeira tarefa. Desenho cego. Você vai desenhar a linha escolhida sobre a folha, olhando exclusivamente para o objeto, sem olhar para a folha enquanto desenha. O desenho será feito com apenas uma linha, ou seja, você vai iniciar o desenho com o lápis da folha antes de concluir o desenho pelo menos 4 vezes. (Música-Paciência - Lenine).
CARACTERISTICAS DA LINHA:
A linha pode ser representada por um lápis, linha colorida ou barbante em papel, pode ser fina, media ou mesmo grossa. Ela pode variar de espessura. Podemos observar a nossa volta que existem objetos que podem ser representados por linhas muito finas, se comparadas a outros que a linha grossa.
Por exemplo, existem diferentes canos para tubulação de água: os de torneira são delgados comparados aqueles canos que passam no subsolo de nossas casas.
Nos primeiros conceitos relacionados à Geometria devemos enfatizar as formas originais e básicas e os Matemáticos responsáveis por tais estudos, Tales, Pitágoras, Platão, Heron, Euler, entre outros.
Finalizado o estudo básico, devemos “sair” da sala de aula e estudar as construções existentes, os traços geométricos, a perfeição das formas, a proporção áurea existente nas artes e construções. (Por Marcos Noé - Graduado em Matemática - Equipe Brasil Escola)
Assim podemos diferenciar a linha através da espessura, contraste, movimento e outras maneiras vivenciadas em nosso dia a dia.
AVALIAÇÃO:
A avaliação desta oficina será continua e paralela de acordo com o desenvolvimento das atividades feita pelos alunos e também através de murais e do álbum seriado contando a historia da linha assanhada.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
VAN GOGH janela gradeada – 1889
TERESA POESTERG – Grades jardins – 2002
NOÉ MARCOS - Graduado em Matemática - Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário