Pareamento de cores usando prendedor de roupa
Essa ideia tirei do site Reab
Pintei um palito de picolé
e selecionei os prendedores de roupas com as cores correspondentes.
Na proposta inicial,
tanto o prendedor quanto o palito
foram pintados,
mas como eu tenho prendedores coloridos,
resolvi utiliza-los.
E o João Vitor realizou o pareamento,
em sequencia...
Uma sugestão é que a criança
realize a montagem
obedecendo o movimento da escrita,
da esquerda para a direita.
Trabalhando a coordenação motora com números
Essa ideia tirei da página do face
A proposta inicial
era um cabide com números grandes.
Então adaptei para fazer com o João Vitor.
Simplesmente colei - com cola mesmo -
adesivos de números nos prendedores de roupas
e o João Vitor fez a ordenação
fixando um prendedor por vez no cabide.
Além de trabalhar a coordenação motora fina,
com o encaixe do prendedor,
essa atividade
proporciona também a relação entre número e quantidade;
a contagem bem como
a noção da alfabetização matemática dos números
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Boneco de argila
Na atividade de ontem,
propus montar um boneco de argila
Para isso,
separei estecas - usadas em artesanatos -,
cola
e um espremedor de alho
para formar os cabelos do boneco.
Mas senão você não tiver estecas,
você pode usar
palitos de churrasco
ou mesmo palitos de dentes
para auxiliar na modelagem.
Essa técnica de usar o espremedor
de alho para formar os cabelos
retirei de um episódio
do Mister Maker Pé na Estrada
e resolvi propor ao João Vitor.
E realmente, do boneco
o que ele mais gostou foi
fazer os cabelos.
E essa atividade é excelente
para trabalhar a coordenação motora.
Um detalhe importante é
que a montagem foi feita com cola
porque a argila se solta quando seca,
se ela não estiver calada,
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Brincando com ímâs
Essas atividades foram realizadas no mês de abril do ano passado.
Foram as primeiras atividades que realizei com meu João
para apresentar o imã
e são excelentes para trabalhar a atenção,
concentração, coordenação viso-morota.
O João Vitor tinha por volta de 5 anos de idade.
Lembrando que atividades dessa natureza
requer análise criteriosa dos materiais
usados nas brincadeiras.
Eu comecei a oferecer esse tipo de brincadeira
quando o João Vitor deixou de levar os materiais a boca,
por volta dos 4-5 anos de idade.
1 - Conduzindo o carrinho com ímã
Eu colei uns filetes de imãs,
no para-lama do carrinho
com cola-quente
e a brincadeira consistia
conduzir o carrinho por outro imã preso numa cordinha
A ideia é legal....
Só que eu "alterei" a essência do carrinho.
eu mudei o carrinho dele,
e o João Vitor não gostou...
Ele considerou como "quebra de rotina",
eu mudei a funcionalidade daqueles carrinhos
Pelo contrário,
ele gritava "tia, tia" (tira, tira)
E quando ele conseguiu arrancar os imãs,
ele deu um sorriso e respondeu "fiiz"
(ele ficou feliz pelo fato de ter "consertado" o carrinho,
pelo fato de ter arrancado o imã...
Mas gostaria de registrar essa atividade,
pensando em outras crianças que não terão a mesma reação
Mas se tiverem uma reação semelhante,
não se preocupem...
Quebra de rotina é um dos problemas da criança autista...
Na época, claro,
eu fiquei triste por proporcionar uma frustração no João Vitor,
até que uma amiga do grupo Homeschooling
me aconselhou fazer a próxima atividade...
2 - Garrafa sensorial
Nessa atividade,
coloquei dentro da garrafa vários materiais -
- carrinhos de plástico, clips, borracha -
e na tampa,
colei com fita adesiva um barbante
e na outra extremidade desse barbante,
um ímã...
E a brincadeira consistia em
"pescar" os elementos
que eram atraídos por ímas...
Foi legal!
3 - Pescaria com imã
Nessa terceira atividade,
montei a mesma brincadeira,
só que depositando os objetos numa bandeja.
O João Vitor deveria "pescar"
usando o barbante com imã.
Também deu certo.
4 - Pescaria
Essa foi uma atividade mais recente,
e está registrada no post
Mas gostaria de acrescentar aqui
porque também é uma atividade em que
podemos trabalhar com imãs...
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Pescando peixinhos com peneira
Peguei essa ideia
da apostila de Dicas de Atividades Sensoriais
da professora Mariluce Barbosa .
É uma atividade que
além de ser uma atividade de vida diária,
trabalha a coordenação viso-motora,
Recortei vários peixinhos
com retalhos de EVA.
Coloquei num recipiente com agua
e o João Vitor,
pescou tods utilizando uma peneira...
DINAMIZANDO A BRINCADEIRA
1 - Uma sugestão seria relacionar o número a quantidade.
Sorteamos um dado
e o João Vitor deveria pegar a quantidade descrita
na dace voltada para cima do dado.
2 - Pescar peixes de uma determinada cor:
Fazer quadradinhos com as cores do EVA
e coloca-los num saquinho.
E a criança deve recolher
o EVA da cor sorteada...
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
Aprendendo a fazer nó...
Essa é uma atividade que tanto trabalha a coordenação motora fina
como a aquisição de habilidades para a realização de atividades da vida diária,
ensinando a amarrar os calçados
Estou usando o material da JU E LEO ARTES
(clique aqui para conhecer esse e outros materiais pedagógicos
que eles confeccionam
ou então entre em contato com a Juliana, pelo e-mail
juliana13freitas@gmail.com)
E para facilitar a aprendizagem do João Vitor
dividi essa tarefa em três partes :
1 - Passar os cadarços no tênis;
2 - Fazer nó;
3 - Fazer laços nos cadarços
para amarrar o calçado...
E para cada etapa,
três passos que devem ser observados...
Estamos indo bem devagar,
respeitando o tempo que o João Vitor necessita para aprender...
Hoje, fizemos apenas as duas primeiras atividades:
passar os cadarços e dar uma noção de como se faz um nó.
Passando o cadarço no tênis:
Nesse momento, forneci três passos:
- passar o cadarço no orifício de baixo para cima;
- puxar o cadarço;
- e fazer o mesmo procedimento com o outro cadarço.
Desse modo, ele teve de passar
um cadarço por vez
alternadamente.
Fazendo o nó com os cadarços:
Para essa atividade, também estipulei três etapas :
1 - Formar um "x" com o cadarço
- a mão direita pega o cadarço do lado esquerdo
e depois, a mão esquerda pega com o cadarço do lado direito;
Dessa forma, o cadarço da mão direita fica em baixo
e o da esquerda fica em cima...
2 - O cadarço que está embaixo - o cadarço da mão direita -,
dá uma volta completa no cadarço que está em cima,
abaixo do ponto de encontro dos dois cadarços;
3 - Puxar os dois cadarços ao mesmo tempo....
A próxima etapa será ensiná-lo a fazer o laço
dos cadarços...
Espero que tenham gostado das dicas....
sábado, 6 de dezembro de 2014
E viva a Itália!!!! Montando a massa para mamãe...
Essa atividade foi muito muito especial por dois motivos:
1 - não é qualquer tipo de comida
que o João Vitor consome,
mas mesmo assim é uma brincadeira
que ele aceita participar...
2 - A proposta dessa atividade
é trabalhar a coordenação motora fina,
mediante um atividade da vida vida diária
que é a montagem do prato.
Então coloquei o macarrão no prato,
e pedi para meu Chef de Cozinha preferido,
montar o prato.
Ele colocou o molho
e por cima o queijo ralado.
Ainda acrescentou os talheres e
me convidou para eu sentar
e saborear a massa...
E para fechar com chave de ouro,
ainda disse apontando para o prato servido: "Itália"...
Coração da mamãe batia de tanta felicidade!!!
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Montando o Luppy - cachorrinho de quebra-cabeça
Esse é um material do ARTE DA MANTIQUEIRA,
que o João Vitor ganhou da Nívea.
Ele gostou tanto do brinquedos
que carinhosamente chamou de Luppy,
uma homenagem ao nosso cachorrinho...
É um material todo de madeira,
muito lindo,
que trabalha a percepção visual
como também o
raciocínio lógico,
bem como a relação de olho-objeto.
A Arte da Mantiqueira
é uma empresa que comercializa
materiais pedagógicos
em madeira
e os preços são muito muito acessíveis..
Estes são os materiais oferecidos por eles:
Vale muito a pena entrar em contato com a Nívea
e solicitar um orçamento,
entrando em contato com ela
pela ARTE DA MANTIQUEIRA
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Pintando o Sete.. ou melhor o número 8...
Eu resolvi compartilhar essa experiência com vocês
para demonstrar que cada criança tem seu tempo de aprender,
e no seu tempo, suas habilidades,
sejam elas de ordem cognitiva ou psicomotora,
vão aflorar...
O João Vitor desde cedo demonstrou certas dificuldades
de coordenação motora fina,
como o uso de tesoura,
a escrita usando lápis ou caneta,
que de certa forma me preocupava...
E isso me deixava aflita por uma questão muito simples:
são atividades da vida diária
e que, em algum momento,
ele vai se deparar...
E ontem aconteceu algo me deixou muito feliz...
Uma porque foi o PRIMEIRO PROJETO
que ele fez sozinho:
planejou e executou,
sem minha interferência...
E segundo porque ele demonstrou
uma habilidade que eu não imaginava
que ele desenvolveu...
Mas vamos aos fatos:
Ontem, ele chegou para mim e pediu"naranja".
Como ele apontou para o armário em que guardo as tintas guaches,
deduzi que ele estava pedindo a tinta de cor laranja.
Peguei e entreguei-o a tinta e um pincel.
Ele então me pediu "papel"
e entreguei-o um papel amarelo - cor preferida dele.
E ele desenhou um número oito
no papel.
Até aqui tudo bem,
afinal ele está aprendendo a escrever
e para mim não era novidade alguma...
Foi quando ele me pediu tesoura, o que me deixou surpresa,
porque até pouco tempo atrás,
ele não queri nem saber que isso existia... rsrsrs
Ele até aceitava participar das atividades com tesoura,
(veja o post Mosaico de papel)
mas nunca demonstrou interesse -
- na minha concepção -
em querer cortar nada...
E para trabalhar essa dificuldade,
cheguei a comprar uma tesoura ergonomica
(veja o post Tesoura Ergonomica)
Mas como ele pediu,
eu entreguei-lhe uma tesoura escolar
e ele recortou, pacientemente
ao redor do número,
p que me deixou imensamente feliz,
por ve-lo transpondo mais uma dificuldade.
Até aí eu já estava de queixo caído...
E ele então me pediu "cola"...
Mais uma vez o coração disparou
eu pensando comigo:
onde ele vai querer colar o papel...
Ele passou cola
procurou sua motinho,
colou no assento e disse: "pontinho" (protinho)
Aí foi que entendi
que ele queria era fazer uma placa
para o motinho dele...
Muitas vezes, tem pais que me procuram dizendo:
"meu filho não sabe,
meu filho não faz"
E as vezes é questão de tempo para
que aquela habilidade seja
demonstrada...
A gente sofre por antecipação,
a gente sofre por comparar crianças,
sejam elas autistas ou não...
Preocupar-se com seus filhos
é ofício dos pais...
Mas não permita que essa preocupação
seja a neblina que encobre
a tua percepção do potencial
do teu filho...
Falo isso por experiência própria:
Crie sim oportunidades
para que ele se desenvolva,
mas não se cobre se essa habilidade
ainda não aflorou
e nem o compare com outros..
Ele tem seu tempo para se desenvolver...
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Trabalhando habilidades para atividades da vida diária
Abotoar botões,
abrir e fechar um zíper,
enroscar uma tampa na garrafa
constituem atividades importantes no cotidiano
da vida das pessoas...
E nessa oportunidade,
gostaria de fornecer duas dicas:
Se eu apresentar um material sem estar contextualizado,
possivelmente o meu filho não vai querer fazer a atividade,
não vai querer participar...
Então a minha sugestão é sempre que possível
relacionar a atividade proposta a um tema de interesse da criança...
Nesse caso, o interesse da criança é um
facilitador do processo de aprendizagem...
Outra dica importante é atribuir um objetivo
ao processo da atividade
e não somente ao seu resultado...
Por isso eu sempre contextualizo dentro de uma brincadeira,
e é na brincadeira que esses objetivos menores são alcançados...
Por conta disso,
adaptei alguns materiais,
aproximando ao interesse do João Vitor
da proposta a ser trabalhada...
Muitas das propostas aqui apresentadas
já foram em algum momento postadas no blog,
mas achei conveniente reuni-las em tópico.
1 - Abotoando botões...
Para essa habilidade,
montei um painel de um aquário.
Os olhos são botões,
os quais devem ser encaixados nos peixinhos..
Um outra dica é quanto a abordagem...
O João Vitor ama peixes,
mas esse não material por si só
muitas vezes não chama a atenção dele.
Então o que faço nessas situações
é relacionar essa atividade
a um tema de interesse do momento,
como dinossauros...
Disse a ele que vinha um bando de Pterodatilo
que estava vindo comer, mas não havia peixes ali
e esse foi o elemento motivador para
faze-lo participar da atividade.
Outra atividade que realizamos com o João Vitor
é o pareamento de cores dos pneus,
brincando que o João Vitor era um borracheiro.
Veja mais no link
2 - Brincando com Ziper
Nessa atividade,
montei uma pista com carrinhos,
um dos temas de interesse dele...
E para agilizar o processo,
propus uma competição,
na qual ele ficava responsável por um ou dois
carrinhos
e uma outra pessoa ficava responsável por um.
Contávamos 3,2,1 e já
e vencia aquele que chegasse primeiro.
3 - Brincando com prendedores de roupa
Esse foi o primeiro material que fiz
com prendedores de roupas...
Fiz um peixinho de EVA.
E na minha visão,
além do material,
o importante é contextualizar a atividade
para criança,
apresentar uma atividade na qual a criança
se sentirá envolvida e motivada a participar,
mesmo que o tempo de duração seja de apenas 5 minutos...
E foi isso que fiz...
O João Vitor precisava
dar de comer ao peixinho
abrindo e fechando a boca...
Outras atividades foram realizadas nesse sentido..
Temos uma lista de mais de dez atividades
com prendedores de roupas...
Veja outras ideias nos posts:
Sol;
4 - Atividade de enroscamento de tampas
Essa atividade foi feita
bem no período em que ele estava deslumbrado com as letras
e me aproveitei desse interesse
para fazer essa atividade.
No post
tem mais detalhes,
mas em linhas gerais,
cortei e colei as garrafas pets
num papelão, usando cola quente -
- detalhe: cola quente no plástico derrete,
por isso tem de ser bem rápida a montagem -
ou se desejar, pode usar cola de silicone,
ou cola instantânea para essa montagem...
Uma segunda atividade que realizamos
foi relacionar a quantidade especificada na tampa
com o número indicada na garrafa.
Leia sobre essa atividade no post
E ainda estou preparando um outro material com essa ideia
e provavelmente será objeto de outro post...
5 - Trabalhando a Coordenação Motora com Pegador de Salada
Bom... realizamos pelo menos duas atividades
nesse ano com esse material...
O primeiro é Resgatando Animais Aquáticos com o pegador.
Montei uma caixa sensorial,
na qual ele deveria retirar os bichinhos com um pegador.
Leia sobre essa atividade clicando no aqui
E a segunda atividade foi essa,
pegando bolas com o pegador...
Uma atividade super simples,
e aproveitei o interesse por bolas,
em plena Copa do Mundo...
Para ler sobre essa atividade,
clique em
6 - Transferência de líquido com esponja
Nos dias quentes é uma ótima opção de brincadeira...
Transferência de líquido com esponja...
Usei água e corante alimentício,
mas você pode usar somente água...
Também é bem divertido
e claro, a gente vai encenando,
brincando de chuva,
ou coisa parecida...
Se desejar, veja mais no post
Resgatando os animais aquáticos
Para essa atividade,
eu montei uma caixa sensorial
com pedrinhas decorativas de aquários -
- encontradas em lojas de Variedades...
O propósito dessa atividade é trabalhar
a coordenação motora fina,
trabalhando com um pegador de salada..
O João Vitor tinha de tirar
da caixa sensorial,
e deposita-los numa bandeja de isopor...
Ele adorou brincar...
Resgatou o camarão, a baleia,
os peixinhos,
a tartaruga, o golfinho....
Só não quis resgatar o tubarão...
:)
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Trabalhando a coordenação motora com o Estegossauro
Como o João Vitor gosta muito de dinossauros,
eu desenhei e recortei um dino
e pedi para o João Vitor acrescentar,
usando prendedores de roupas,
as placas de osso no dorso do animal...
Já realizamos alguns trabalhos nesse sentido:
Sol;
E essa é mas uma ideia,
valendo-se do interesse que muitas crianças autistas tem,
pelo tema Dinossauro
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Somando com prendedores de roupas
Essa é uma atividade,
que além de trabalhar com noções matemáticas como soma e contagem,
trabalha também a coordenação motora fina,
atenção, concentração.
E é uma material bem simples de confeccionar...
Você precisará tão somente de prendedores de roupas,
caneta e papelão ou papel...
E o resultado é fantástico...
Separe alguns prendedores para fazer riscos verticais...
E outros com o número para o resultado.
Num pedaço de papel, ou mesmo no próprio papelão,
escreva operações simples de adição.
Então, para facilitar a realização dessa atividade,
vou traçar passos os quais devem ser seguidos...
1 - Identificar o número descrito na operação
e relaciona-lo ao prendedor que apresente a mesma quantidade
A criança deve fixar o prendedor
correspondente ao lado número citado.
2 - Feito isso, a criança deverá contar quantos
traços tem nos dois prendedores
para obter o resultado da operação
3 - Identificar a quantidade obtida com a soma
e fixar o prendedor depois do sinal de mais...
4 - Repetir a operação, identificando o resultado obtido
(um mais zero é igual a um)
A minha sugestão e que se faça duas operações
utilizando essa técnica,
para não cansar a criança...
E somente se a criança desejar,
daí sim pode-se aumentar a quantidade de atividade...
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Passarinhos: penas feitas com prendedores de roupas
A inspiração veio do site Teaching 2&3 Year Old
A proposta inicial é montar as penas de um peru,
comemorando dessa forma o dia de Ação de Graças...
Então, adaptei a ideia e montamos um passarinho,
um dos tema de interesse do João.
Para tanto é necessário
rolo de papelão,
um pedacinho de papel para o bico e para os olhos
e prendedores de roupas para formar as penas...
Dependendo da proposta a ser trabalhada,
eu encaminho toda atividade...
O ideal é que o João Vitor pintasse os rolos,
mas como ele não teria paciência de pintar,
esperar secar para então fazer a atividade,
eu mesma pintei...
O objetivo dessa atividade foi trabalhar
a coordenação motora fina,
através do colocação dos prendedores no pássaro...
Eu permiti que o João Vitor escolhesse
a cor do prendedor que ele gostaria de colocar no passarinho,
mas é possível determinar a cor,
pintando um circulo (uma gotinha)
da cor no pássaro na qual
a criança deve parear o prendedor.
É mais uma sugestão
e nesse caso, além de trabalhar
a coordenação motora fina,
trabalha também o pareamento de cores...
E depois de fazer a atividade,
foi o momento de brincar
com os materiais...
Super gostoso e bem divertido!
sábado, 25 de outubro de 2014
Montando bichinhos na Arca...
Eu vi face um post da Fabiana Ninha,
de montagem de bichinhos
com folhas para colocar nas orelhas dos animais...
Então resolvi fazer essa atividade com o João Vitor
com o Tema Arca de Noé...
Tudo bem eu sei...
não ficou nada parecido com uma arca...
mas valeu pela intenção...
:P
Para tanto, recortei oc círculos e a arca
e deixei colocado no papel
somente a arca
e as patinhas dos bichinhos
1 Passo: colagem da cabeça
pareamento e colagem da cabeça com as patas dos bichinhos..
Então ele tinha de reconhecer a cor da pata,
encontrar a cor correspondente
e colar... simples assim...
2 Passo: colagem do nariz do bichinho
Nesse momento eu comentei que a gente ia montar
BICHINHOS DA FAZENDA
e perguntei-o qual ele queria fazer o primeiro
Então ele respondeu "poco" (porco)...
Era interessante definir antes porque o
botão do porco era a unico diferente...
e dessa os demais também foram colados...
3 Passo: colagem de folhas
Nesse momento, eu fui perguntando pra ele
qual o bichinho que iriamos montar:
se coelho, gato ou cachorro..
E ele foi me dando a ordenação que ele queria...
Para colagem da orelha,
eu fui perguntando como era:
se era pontuda ou não;
caída para baixa
ou levantada...
Conforme a gente ia definindo,
o João Vitor ia montando os bichinhos...
4 Passo: Desenhar olhos
Para o desenho dos olhos,
ensinei-o a fazer apenas um pontinho
é uma atividade que possibilita
trabalhar a percepção visual,
através do pareamento das cores
e também a coordenação motora fina,
na qual a mão fica em forma de pinça...
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Trabalhando a Coordenação Motora Fina com Porco-espinho e prendedores de roupa
Essa ideia eu tirei do site Ideia Criativa.
Eu desenhei um porco-espinho num pedaço de papelão
e pedi para o João Vitor acrescentar os prendedores de roupas
para representar os espinhos...
E assim ele montou...
E na oportunidade,
podemos falar um porquinho sobre o porco espinho:
são animais que saem para comer a noite
e se alimentam de insetos e vegetais
e usei a formiga para ilustrar...
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Caixa sensorial Primavera
Bem Vinda Primavera!!!
E para celebrar essa data
fizemos uma caixa sensorial
com o tema Primavera...
Para tanto,
enchi uma vasilha com milho picado,
e acrescentei plantas artificiais
e flores feitas de biscuit
E lancei um desfio para o João Vitor:
montar vasinhos com aqueles materiais...
Primeiro ele tinha de pegar o milho
com uma colher
e colocar no vaso...
... e depois, ele teve de inserir
um ramo por vez
para compor o vasinho...
Essa atividade auxilia e muito
na coordenação motora da criança...
Ele aceitou montar dois vasinhos..
E veja como ficaram legais!!!
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