domingo, 5 de julho de 2015
Pareamento de cores com Sistema Solar
Esse foi um material bem simples que fiz no início desse ano,
aproveitando o interesse dele pelo Planeta Terra...
Cortei três círculos de cada cor em tamanhos diferentes em feltro,
Dos tres círculos, um foi costurado no Feltro azul marinho de 40x30cm
formando o Sistema e
os outros dois foram costurados juntos.
Eu ainda costurei velcro em cada circulo:
A sistemática dessa atividade foi muito simples:
realizar o pareamento por cor,
relacionando a ordem de cada planeta
no Sistema Solar.
Eu entregava o circulo,
nomeando ao Planeta
e o João Vitor identificava a cor,
encaixava o material
e repetia o nome do planeta...
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Atividade fono-articulatória: brincando com apitos com sons de aves e animais
Eu comprei esse estojo com apitos diversos
com sons de aves diferentes
e animais...
O João Vitor simplesmente amou!!!
Dos cinco apitos,
aquele que mais chamou a atenção dele
foi o som dos grilos...
E ele gostou tanto, que
"convocou" a família para participar da brincadeira...
Enfim...
é um material que super indico...
Além de ser uma atividade fono-articulatória,
trabalhamos a percepção visual,
através do pareamento do apito
ao manual que acompanha o estojo de apito...
E é uma forma lúdica
em que trabalhamos a sensibilidade auditiva
que o João Vitor tem frente a alguns sons...
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Mapa do Mundo: Pareamento de Palavras
Primeira atividade do dia:
Pareamento de palavras!
Eu já fiz várias atividades com pareamentos
(pareamento de figuras, pareamento de letras)
mas essa é a primeira vez que fiz Pareamento de Palavras...
Usei o material do SABIDOS.
(clique AQUI, para conhecer o material)
Para tanto, selecionei 6 palavras e 5 flashcards.
Eu entregava uma palavra para ele,
ele procurava o flashcards com a mesma escrita,
identificava a cor correspondente
e acrescentava no mapa...
Gostei!
Ele está percebendo a escrita de palavra...
E quando foi para o computador,
identificou numa página duas palavras iguais
e me chamou para ver....
E como sempre digo:
um passinho de cada vez...
Curtindo cada conquista! Emoticon grin
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Seis atividades usando Lince Alfabeto - material para impressão
Esse material foi sugerido pela fono do João Vitor
- foi um material que ela me emprestou -
e tem me auxiliado bastante
em relacionar letra a palavra,
porque no próprio material está registrado a letra que se inicia..
Então fica mais fácil de identificar
e desse modo, trabalhar a linguagem
bem como a relação existente entre a lingua falada e a escrita...
Você pode estar imprimindo o material
clicando AQUI.
E com esse material foi possível realizar
cinco atividades...
Seguem as ideias:
1 - Relacionando ficha e vogal
Nessa atividade o João Vitor
pareou a letra inicial das figuras das fichas
nas vogais de feltro.
Enquanto realiza a atividade,
nos íamos pronunciando juntos as palavras.
"a" de a-be-lha;
"e" de elefante...
E assim por diante...
No post Vogais em feltro
você confere informações sobre as vogais em feltro
e moldes para imprimir as letras do alfabeto,
2 - Identificando os animais nas fichas
A próxima brincadeira está desmembrada nos tópicos
2 e 3 do presente post.
Propus montar com o João Vitor um zoo,
mas para isso, precisávamos primeiro selecionar
as fichas com a descrição dos bichinhos.
E nessa oportunidade lembrei ao JV que
quando estivemos no zoo,
pudemos identificar várias plaquinhas
indicando os bichinhos encontrados naquele espaço.
E foi o que fizemos:
primeiro o João Vitor selecionava as fichas
com os animais das fichas
e colocava na bandeja.
Enquanto ele encontrava as fichas,
eu já ia selecionando os animais encontrados...
Detalhe importante: tem animais,
como o urubu, por exemplo,
que não temos a miniatura,
então, sem que ele percebesse,
eu tirei da bandeja,
porque ele poderia se sentir frustrado,
ao perceber que nem todos animais estavam lá.
Então para evitar que ele desistisse da atividade,
eu já retirei..
3 - Montagem do zoo
As atividades são sempre feitas juntos...
Então guardamos as fichas que não foram usadas
e eu dispus na mesa as fichas dos animais..
O João Vitor identificava o animal da ficha
e procurava a miniatura correspondente...
E assim, montamos nosso zoo.
Eu sempre comento a importância de contextualizar a atividade
numa brincadeira e aqui está outro exemplo.
Uma vez montado nosso zoo,
o João Vitor selecionou um menino de ficha e
eu selecionei um xerife
e levamos o menino e o xerife para conhecer nosso zoo,
apresentando animal por animal,
chamando cada um pelo seu nome,
fazendo onomatopeias...
E foi muito divertido!
4 - Caça ao tesouro
Essa atividade ainda não fiz,
mas já selecionei tudo para fazer hoje...
Eu selecioneis as fichas de objetos que temos em casa,
de fácil acesso,
visíveis aos olhos
e vou sortear um e pedir para o João Vitor procurar...
Detalhe: não deixe a criança sozinha
se ela não encontrar,
provavelmente vai desistir da brincadeira...
Por isso oriente,
faça torcida,
dê pistas..
Se você quiser,
pode cronometrar o tempo que a criança tem
para encontrar o objeto...
5 - Relacionando as fichas com alfabeto móvel
É bem semelhante ao primeiro subtítulo,
mas essa atividade fizemos com alfabeto móvel.
A criança identifica a letra,
pronuncia a palavra e
realiza o pareamento.
Simples assim...
6 - Brincando de o que é o que é
Você seleciona mentalmente uma ficha,
fornece algumas dicas
e a criança precisa descobrir..
Por exemplo: é uma fruta...
é a comida preferida do macaco...
é amarela.
Resposta: banana.
Essa é uma atividade bem legal que
sempre que possível
faço com o João Vitor...
Espero que vocês tenham gostado das ideias...
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Brincando com Tangram
Essa atividade trabalha eminentemente
a questão da percepção visual,
atenção, concentração...
Para tanto,
eu montei alguns desenhos bem simples
utilizando Tangram
para o João Vitor copiar
e reproduzir ao lado...
E como forneci dois Tangrans iguais,
a questão era copiar tudo,
tamanhos, cores, disposição..
É simplesmente maravilhoso ve-lo perceber,
encaixava, olhava novamente para montagem para
certifica-se que estava correto,
selecionava mais uma peça
olhava novamente
e esse foi o jeitinho dele durante todas as atividades..
... e o sorriso por ter concluído a montagem foi ótimo!!!
Realizamos várias montagens ao longo do dia...
Peixes, barcos, bichinhos...
Não foram feitos numa única etapa não...
E sinceramente,
amei!!! Simplesmente amei!!!!
Fica a dica:
Você pode desenhar a montagem numa folha
e pedir para criança realizar o pareamento
ou tentar montar a partir do desenho apresentado...
domingo, 21 de setembro de 2014
Trabalhando sequencia com formas geométricas - Via Síndrome de Asperge - Autismo
Vi essa atividade
na página do Face Sindrome de Asperger - Autismo
e Amei !!!
Com essa atividade pode-se trabalhar vários aspectos como
seriação e pareamento, percepção visual,
concentração, cores, formas geométricas...
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Contando os pontinhos do dado
Essa foi uma atividade que vi há bastante tempo no face...
Infelizmente, não registrei a página..
É na verdade uma atividade super simples para montar...
Basta te um papel escrito com números
e dados suficiente..
A proposta é que a criança relacione
a quantidade de pontinhos do dado
ao número correspondente
Se você não tiver muitos dados, não tem problema..
Você pode oferecer um e a criança localiza no dado,
quantidade do número correspondente...
Montando o nome com cubos
Como o João Vitor ama letras,
montei esse material para o João Vitor brincar...
Em cubos colei (é colado mesmo,
para impedir que o adesivo solte)
letras do alfabeto...
O João Vitor sabe escrever o nome João,
mas ainda se confundo na escrita "Vitor"
Por isso ofereci um cartão
com o nome dele
e pedi para ele fazer o pareamento...
E outro detalhe:
eu só embaralhei as letras do nome dele,
até para ele não perder a motivação..
Mas se a criança tiver tempo de tolerância maior,
dá para dificultar ainda mais...
Ele amou brincar!!!
Cada novo sorriso
é a minha inspiração!
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Pareamento de carrinhos por cor em papel A4 colorido
Super simples essa atividade,
Separei alguns carrinhos nas cores verde, azul e amarelo
e com folhas de papel A4,
fiz uma espécie de prancha na qual
o João Vitor deveria parear os carrinhos,
atentando-se para as cores de cada um..
Primeiro, ele selecionou os verdes, depois os amarelos
e por ultimo os azuis.
Para concluir,
pedi para ele realizar a contagem dos veículos,
colocando-os de volta nas bandejas de isopor...
E por fim, concluímos que o grupo de carrinhos azuis é maior.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Identificando as letras do seu nome
Essa atividade me inspirei na sugestão
da minha querida amiga Marcielly Azevedo,
do grupo Homeschooling Brasil do Facebook
E o objetivo está em identificar
dentre as letras do alfabeto,
aquelas que pertencem ao nome
e aquelas que não pertencem ao nome...
A Marcielly me forneceu algumas dicas super importantes,
as quais desejo compartilhar:
1 - Fornecer um cartão com o nome da criança,
para suporte visual.
Pois dessa forma ela fará o pareamento da letra selecionada
2 - E outra dica super importante é colocar a quantidade de letras exatas
do nome da criança... Se o nome tiver mais de uma letra, acrescente a quantidade correta...
No caso do João Vitor, tem 3 letras O
e que coloquei a quantidade certinha...
O que eu percebi logo no início da atividade,
é que ele não colocava aleatoriamente as letras pertencentes ao seu nome..
Ele procurava a letra na ordem que aparece no seu nome
e no final obtivemos o nome dele montado certinho....
Pareando o número do carrinho ao número da vaga do estacionamento
A proposta dessa atividade é relacionar
o número do carrinho
ao local de estacionamento dele...
Para tanto, pintei um quadrado de papelão
com tinta guache preta e colei retângulos de EVA...
Bem simples e fácil de fazer...
E com adesivos, colei números respectivos do carrinho -
aó uma observação, eu colei mesmo, usando cola escolar,
porque adesivos soltam
e eles podem ser sentirem frustrados...
É a segunda vez que tentei propor,
a primeira não teve sucesso
e já vou explicar o porque...
Eu colei em cada carrinho um número para especificar
o número de estacionamento...
Mas o João Vitor achou que eu "mudei" o carrinho,
e na primeira oportunidade, ele tirou tudo,
e o objetivo da proposta não foi alcançado...
Então dessa vez, eu usei o número do carrinho...
Claro não ficou em ordem,
mas como a proposta
E dessa forma,
o João Vitor identificava o número
e procurava o número de estacionamento correspondente...
Como ele é vidrado em corridas,
então ele selecionava dois carrinhos,
disputavam uma corrida e
os carrinhos voltavam a vaga de estacionamento correspondente...
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Bingo das letras
Vi a ideia no grupo da prof. Bel no Face e amei!!!
Montei uma prancha com círculos
e coloquei as tampinhas.
Nelas eu colei letras do alfabeto.
E colei outra letrinha com cola quente
nas bolas de isopor de 25 mm.
O objetivo dessa atividade é fazer o pareamento das letrinhas
na medida em que são sorteadas...
domingo, 13 de abril de 2014
Conhecendo o Brasil - atividade de colagem
Essa foi uma atividade realizada num dia...
A colagem foi feita aos poucos, por região...
Cortei o EVA em pedacinhos, cada cor representa um Estado Brasileiro..
Quando terminava uma região, camava o João Vitor e íamos montando aos poucos o mapa...
Quando o mapa estava pronto, fiz os cartões para realizar o pareamento...
Perguntava onde estava uma cor (a alaranjada, por exemplo)
e o João Vitor tanto procurava a cor no mapa quanto nos cartões...
e eu complementava informando o nome daquele Estado...
Foi uma atividade interessante...
sábado, 12 de abril de 2014
Onibus de brinquedo: brincando com seriação e classificação
Atividade feita em março desse ano...
Esse carrinho é do consultório da fono...
Enquanto estávamos aguardando aproveitei para brincar
e fazer algumas atividades com ele... hehehehe
Fizemos pareamento de cores,
sequencia lógica e ainda brincamos com simbolismo:
o onibus passava nos pontos
e deixava algumas pessoas e pegava outras...
e o JV dizia que elas iam e voltavam do Shopping... rsrsrsrsrssr
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Montando letrinhas com fio de cobre encapado...
Pois bem...
Consegui uns pedacinhos de fio de cobre
de tamanhos diferentes
e logo pensei em fazer uma atividade com esse material...
Então eu entortei uma das extremidades,
O João Vitor me ajudou a colocar canudinhos
e finalizei entortando o o outro lado - por onde colocamos os canudos -
dando o acabamento...
Há tres formas de trabalhar com esse material...
Na primeira, a proposta é realizar o pareamento da letra...
Para tanto entreguei uma folha com a letra escrita
e o João Vitor colocou
observando os traços delineados...
Na segunda proposta a criança faz a montagem
ao lado da letra .
A escrita da letra serve apenas como reforço visual
para a confecção da letra...
No poste MONTANDO LETRINHAS COM FIO DE COBRE
(clique no título para redirecionar)
foi trabalhado com esse tipo de atividade...
E pensei numa terceira forma de trabalhar com esse recurso...
Eu solicitei a letra "O"
e o JoãoVitor sem auxílio visual montou a vogal...
E o que me chamou a atenção foi o fato de ele ter montado com dois fios
e não somente um...
Só uma dica: as vezes é necessário ajudar a criança a fazer
os arredondamentos das letrinhas...
Com esse recurso a criança autista tanto trabalha a percepção visual
quanto a coordenação motora,
ao ter de ajustar o fio a escrita da letra...
sábado, 8 de fevereiro de 2014
Quebra-cabeça do Brasil em EVA...
Desde quando nós montamos uma Bandeira do Brasil,
o João Vitor tem se interessado pelo tema Brasil...
E uma das minhas filosofias é trabalhar,
explorar de todas as formas esse interesse,
pois acredito que o interesse
é um facilitador natural no processo de aprendizagem...
E está aí...
Montei um quebra cabeça com as regiões do Brasil
e peguei por molde, esse material AQUI
Mostrei para o João Vitor qe o Brasil é assim...
Todo dividido em Estados,
mas que todos pertencem ao Brasil...
E que nós moramos num Estado desse chamado Santa Catarina...
Além disso, subdividi o mapa e ainda acrescentei a sigla do Estado,
porque se o João Vitor não souber,
ele pode procurar a partir dessa descrição...
E esse material dá para trabalhar por regiões, para criança fixar...
E o próximo passo é fazer as bandeiras de cada Estado,
que é o que ele tanto gosta...
Aqui, o João Vitor está indicando que nós moramos em Santa Catarina,
um dos estados brasileiros.....
Eu amo trabalhar com o João Vitor...
Essa jornada está senso uma aprendizagem tanto para mim,
quanto para ele!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário