Qualificação da Educação e progressão na carreira
por SECOM/PMI
15/04/2016 13:00
Cerca de 1.100 professores da rede municipal participam do programa de capacitação continuada da Prefeitura de Ipatinga. Foto: Secom/PMI
De acordo com a coordenadora do programa de Capacitação Continuada da Secretaria de Educação de Ipatinga, Márcia Adriene, serão ofertados três diferentes cursos em 2016, conforme o Plano de Formação Continuada em Educação Integral. Os temas são “Fundamentos da Educação Integral e Inclusiva”, “Currículo e Território” e “Laboratório de Inovação e Criatividade”. Todos os cursos têm carga de 80h.
Atualmente, os três cursos estão em andamento e contemplam todos os professores efetivos da rede municipal de Educação. “Como a grade curricular atende à determinação do Plano de Carreira, é muito importante que os profissionais cumpram corretamente a carga horária exigida, para que eles tenham direito à progressão determinada pela lei”, esclarece a coordenadora.
Desde 2013, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ipatinga vem reorganizando a rede municipal de ensino, com o objetivo de ofertar aos educandos uma educação integral e inclusiva, que contemple todos os aspectos do desenvolvimento humano. Essa nova organização requer o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à Educação Integral, com formação continuada e com a inserção de novos profissionais no grupo de educadores responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
“Para garantir que as discussões possam ser feitas em diferentes instâncias e possam ser acessadas por diferentes públicos, é importante lançar mão de diversas estratégias, como formações a distância, reuniões com equipe técnica da SME, seminários, encontros formativos, atividades culturais, entre outros”, avalia Márcia Adriene.
A professora Glenda Franco, de 29 anos, que atua na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, está satisfeita com a distribuição da carga horária. “A formação on-line vai proporcionar o compartilhamento de experiências entre os professores da rede. Além disso, poderemos nós mesmos, escolher o melhor momento para nos dedicarmos às atividades na plataforma de estudos”, avalia a professora matriculada na turma de “Laboratório de Inovação e Criatividade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário