segunda-feira, 14 de dezembro de 2015



     Escola Municipal Márcio Andrade Guerra


Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano/ EJA

       PROJETO: Temas transversais

Tema: Inclusão- Vista essa camisa e doe seu coração

JUSTIFICATIVA

Quando falamos sobre o processo de inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio, partimos da idéia de que a inclusão é mais do que uma mudança de sistema de ensino para o aluno com necessidades educacionais especiais.

Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando se referem às concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Principalmente na aceitação do outro diante dos alunos e colegas de classe dos educandos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais).
A necessidade da criação deste projeto surgiu a partir de um convite a professora de Matemática (Rita), para ser o anjo de um aluno do 9º ano que é publico alvo do AEE e a professora sugeriu fazer um trabalho com seus alunos para que cada um tivesse a oportunidade de saber um pouco mais sobre o processo de inclusão.

Objetivo geral:
Despertar o interesse e o gosto dos educandos pelos temas transversais (Educação Inclusiva).

Objetivos específicos
·         Aceitar o outro como ele é independente de sua condição física, intelectual;
·         Desenvolver através da convivência com os alunos com NEE, Respeito, amizade e companheirismo;
·         Adquirir noções básicas sobre o conceito Inclusão, discriminação e aceitação;
·         Despertar o interesse nos educandos do 9º ano para que eles possam ver a deficiência do outro como um verdadeiro mosaico humano.
·         Apresentar para os educandos como é a vida de uma pessoa com NEE.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido no mês de novembro e dezembro, primeiro será feito uma visita as turmas do nono ano (professora do AEE), para falar sobre a inclusão e em especial sobre a aluna Thaynara do sexto ano que é uma aluna que só freqüenta o AEE, por ter varias limitações impedindo-a de participar das atividades do ensino regular, esta aluna era típica ate os 14 ano e por um erro medico, foi levada para UTI e permaneceu durante 56 dias..
Em seguida seráo feito uma visita as turmas da aluna Thaynara e seu pai o qual ele ira falar sobre a sua doença, que ate hoje não foram diagnosticados com nenhum CID, comprobatório sobre a sua real situação, o pai da aluna falou muito a respeito de sua condição que a filha era igual a eles ate a idade em que eles se encontram hoje.
A professora Rita ira fazer com os alunos um momento de interação entre os três casos com laudos mais voltados para NEE, que são: Thaynara, Nicole e Pyetro, onde os alunos irão fazer algumas brincadeiras com eles, e outra parte é o momento de interação de todos os alunos com a professora, onde ambos estamos arrecadando entre eles pequenos donativos para comprar uma lembrança simbólica para cada um dos alunos, estes momentos é para marcar o momento de interação Ensino Regular com o AA (Atendimento educacional especializado).
Ao final do projeto será feito uma pequena apresentação dos alunos do sexto ano para os alunos Pyetro e Thaynara eles irão dublar a banda Calipso e o cantor Gustavo Lima, pois este é o maior sonho de dois alunos Thaynara e Pyetro, conhecerem estes dois artistas.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

                 Para que a aprendizagem seja construída pelos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de inclusão dos mesmos no ensino regular, a reestruturação da escola enquanto instituição é imprescindível.

Destaca Fonseca (in STOBÁUS e MOSQUERA, 2004, p. 45) que:

[...] a escola assume-se como uma instituição social anti-discriminatória, na qual todos os estudantes, com ou sem problemas, integrados ou marginalizados, são acolhidos, na qual a exclusão é igual a zero, na qual todos podem se considerar proprietários dum bem social e dum sentimento comunitário profundo que é a inclusão total de todas as crianças na escola independente da sua diversidade biossocial.
Para que a aprendizagem seja construída pelos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de inclusão dos mesmos no ensino regular, a reestruturação da escola enquanto instituição é imprescindível.

A inclusão diz respeito a todos os alunos, e não somente a alguns. Ela envolve uma  mudança de cultura e de organização da escola para assegurar acesso e participação para  todos os alunos que a freqüentam regularmente e para aqueles que agora estão em serviço  segregado, mas que podem retornar à escola em algum momento no futuro. A inclusão não  é a colocação de cada criança individual nas escolas, mas é criar um ambiente onde todos  possam desfrutar o acesso e o sucesso no currículo e tornarem-se membros totais da  comunidade escolar e local, sendo, desse modo, valorizados. (MITTLER, 2003, p. 236)
A inclusão escolar é uma realidade e, como tal, merece ser encarada de forma contextualizada no cotidiano escolar. A proposta de uma educação inclusiva é muito maior do que somente matricular o indivíduo na escola comum, implica dar outra lógica à escola, transformando suas práticas, suas relações interpessoais, sua formação, seus conceitos, pois a inclusão é um conceito que emerge da complexidade, e como tal, exige o reconhecimento e valorização de todas as diferenças que  contribuiriam para um novo modo de organização do sistema educacional (DRAGO, 2007).


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita no decorrer do projeto (individual) e ao final, será feito um encontro entre os alunos do 9º ano e os alunos Thaynara, Niclole e Pyetro, onde os alunos irão recepcioná-los com brincadeiras, apresentações artísticas e outros.  Também irão oferecer uma lembrancinha simbólica para cada um destacando a importância da inclusão e que eles são alunos inclusivos e que irão levar consigo para a nova caminhada rumo ao Ensino médio que não existe pessoas diferentes e sim olhares diferentes, que cada um tem a sua limitação, mas ao mesmo tempo a sua condição de ver a vida com um colorido bem especial.
Este projeto será finalizado no dia 03/12/2015, com a festinha de enceramento entre e a dedicação dos alunos do 9º ano em parceria com a professora de Matemática (Rita), que esta através deste projeto resgatando muito olhares que antes era de desprezo e hoje são de emoção de sentimento e de aceitação.

REFERENCIAS

DRAGO, Rogério. Infância, educação infantil e inclusão: um estudo de caso em Vitória. Tese  (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: PUC, 2005.
______. Infância, educação infantil e inclusão. Vitória: Aquarius, 2007.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.  

ANEXOS:

Pyetro Emanuel – 1º ano 2015  AEE (autista)

 Thaynara Micaely Coelho Cherobim . Garonci – 6º ano 2015-11-23


Nicole Almeida Fernandes – 3º ano - 2015

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