|
|
PROJETO: Temas transversais
Tema:
Inclusão- Vista essa camisa e doe seu coração
JUSTIFICATIVA
Quando falamos sobre o processo de inclusão escolar e a necessidade de
serviços de apoio, partimos da idéia de que a inclusão é mais do que uma
mudança de sistema de ensino para o aluno com necessidades educacionais
especiais.
Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando se referem às concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Principalmente na aceitação do outro diante dos alunos e colegas de classe dos educandos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais).
Determinamos a importância de transformações profundas na escola, no que se refere à metodologia, currículo e avaliação bem como mudanças mais subjetivas, quando se referem às concepções de apoio essenciais durante o processo de inclusão deste aluno no ensino regular para que o mesmo obtenha sucesso em nossa realidade educacional. Principalmente na aceitação do outro diante dos alunos e colegas de classe dos educandos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais).
A necessidade da criação deste projeto surgiu a partir de um convite a
professora de Matemática (Rita), para ser o anjo de um aluno do 9º ano que é
publico alvo do AEE e a professora sugeriu fazer um trabalho com seus alunos
para que cada um tivesse a oportunidade de saber um pouco mais sobre o processo
de inclusão.
Objetivo geral:
Despertar
o interesse e o gosto dos educandos pelos temas transversais (Educação
Inclusiva).
Objetivos específicos
·
Aceitar o outro como ele é independente de sua
condição física, intelectual;
·
Desenvolver através da convivência com os alunos
com NEE, Respeito, amizade e companheirismo;
·
Adquirir noções básicas sobre o conceito
Inclusão, discriminação e aceitação;
·
Despertar o interesse nos educandos do 9º ano para
que eles possam ver a deficiência do outro como um verdadeiro mosaico humano.
·
Apresentar para os educandos como é a vida de
uma pessoa com NEE.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido no mês de novembro e dezembro,
primeiro será feito uma visita as turmas do nono ano (professora do AEE), para
falar sobre a inclusão e em especial sobre a aluna Thaynara do sexto ano que é
uma aluna que só freqüenta o AEE, por ter varias limitações impedindo-a de
participar das atividades do ensino regular, esta aluna era típica ate os 14
ano e por um erro medico, foi levada para UTI e permaneceu durante 56 dias..
Em seguida seráo feito uma visita as turmas da aluna Thaynara
e seu pai o qual ele ira falar sobre a sua doença, que ate hoje não foram
diagnosticados com nenhum CID, comprobatório sobre a sua real situação, o pai
da aluna falou muito a respeito de sua condição que a filha era igual a eles
ate a idade em que eles se encontram hoje.
A professora Rita ira fazer com os alunos um momento de
interação entre os três casos com laudos mais voltados para NEE, que são:
Thaynara, Nicole e Pyetro, onde os alunos irão fazer algumas brincadeiras com
eles, e outra parte é o momento de interação de todos os alunos com a
professora, onde ambos estamos arrecadando entre eles pequenos donativos para
comprar uma lembrança simbólica para cada um dos alunos, estes momentos é para
marcar o momento de interação Ensino Regular com o AA (Atendimento educacional
especializado).
Ao final do projeto será feito uma pequena apresentação dos
alunos do sexto ano para os alunos Pyetro e Thaynara eles irão dublar a banda Calipso
e o cantor Gustavo Lima, pois este é o maior sonho de dois alunos Thaynara e
Pyetro, conhecerem estes dois artistas.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Para que a aprendizagem seja
construída pelos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de
inclusão dos mesmos no ensino regular, a reestruturação da escola enquanto
instituição é imprescindível.
Destaca Fonseca (in STOBÁUS e MOSQUERA, 2004, p. 45) que:
[...] a escola assume-se como uma instituição social anti-discriminatória, na qual todos os estudantes, com ou sem problemas, integrados ou marginalizados, são acolhidos, na qual a exclusão é igual a zero, na qual todos podem se considerar proprietários dum bem social e dum sentimento comunitário profundo que é a inclusão total de todas as crianças na escola independente da sua diversidade biossocial.
Destaca Fonseca (in STOBÁUS e MOSQUERA, 2004, p. 45) que:
[...] a escola assume-se como uma instituição social anti-discriminatória, na qual todos os estudantes, com ou sem problemas, integrados ou marginalizados, são acolhidos, na qual a exclusão é igual a zero, na qual todos podem se considerar proprietários dum bem social e dum sentimento comunitário profundo que é a inclusão total de todas as crianças na escola independente da sua diversidade biossocial.
Para que a aprendizagem seja construída pelos alunos com necessidades educacionais
especiais no processo de inclusão dos mesmos no ensino regular, a
reestruturação da escola enquanto instituição é imprescindível.
A inclusão diz respeito a todos os alunos, e não somente a alguns. Ela envolve uma mudança de cultura e de organização da escola para assegurar acesso e participação para todos os alunos que a freqüentam regularmente e para aqueles que agora estão em serviço segregado, mas que podem retornar à escola em algum momento no futuro. A inclusão não é a colocação de cada criança individual nas escolas, mas é criar um ambiente onde todos possam desfrutar o acesso e o sucesso no currículo e tornarem-se membros totais da comunidade escolar e local, sendo, desse modo, valorizados. (MITTLER, 2003, p. 236)
A inclusão diz respeito a todos os alunos, e não somente a alguns. Ela envolve uma mudança de cultura e de organização da escola para assegurar acesso e participação para todos os alunos que a freqüentam regularmente e para aqueles que agora estão em serviço segregado, mas que podem retornar à escola em algum momento no futuro. A inclusão não é a colocação de cada criança individual nas escolas, mas é criar um ambiente onde todos possam desfrutar o acesso e o sucesso no currículo e tornarem-se membros totais da comunidade escolar e local, sendo, desse modo, valorizados. (MITTLER, 2003, p. 236)
A inclusão escolar é uma realidade e, como
tal, merece ser encarada de forma contextualizada no cotidiano escolar. A
proposta de uma educação inclusiva é muito maior do que somente matricular o
indivíduo na escola comum, implica dar outra lógica à escola, transformando
suas práticas, suas relações interpessoais, sua formação, seus conceitos, pois
a inclusão é um conceito que emerge da complexidade, e como tal, exige o reconhecimento e
valorização de todas as diferenças que contribuiriam para um novo modo de
organização do sistema educacional (DRAGO, 2007).
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita no decorrer do projeto (individual) e
ao final, será feito um encontro entre os alunos do 9º ano e os alunos
Thaynara, Niclole e Pyetro, onde os alunos irão recepcioná-los com brincadeiras,
apresentações artísticas e outros.
Também irão oferecer uma lembrancinha simbólica para cada um destacando
a importância da inclusão e que eles são alunos inclusivos e que irão levar
consigo para a nova caminhada rumo ao Ensino médio que não existe pessoas
diferentes e sim olhares diferentes, que cada um tem a sua limitação, mas ao
mesmo tempo a sua condição de ver a vida com um colorido bem especial.
Este projeto será finalizado no dia 03/12/2015, com a
festinha de enceramento entre e a dedicação dos alunos do 9º ano em parceria
com a professora de Matemática (Rita), que esta através deste projeto
resgatando muito olhares que antes era de desprezo e hoje são de emoção de
sentimento e de aceitação.
REFERENCIAS
DRAGO, Rogério. Infância,
educação infantil e inclusão: um estudo de caso em Vitória. Tese
(Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: PUC, 2005.
______. Infância, educação infantil e inclusão. Vitória: Aquarius, 2007.
______. Infância, educação infantil e inclusão. Vitória: Aquarius, 2007.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais.
Porto Alegre: Artmed, 2003.
ANEXOS:
Pyetro Emanuel – 1º ano 2015 AEE (autista)
Thaynara Micaely Coelho Cherobim . Garonci
– 6º ano 2015-11-23
Nicole Almeida Fernandes – 3º ano - 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário